Aliar tecnologias inovadoras ao desenvolvimento de economias sustentáveis, ao monitoramento e conservação dos recursos naturais e à melhoria do acesso à internet em áreas remotas será o foco central da Semana de Ciência e Tecnologia do Amazonas, promovida pela Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI), nos próximos dias 19, 24 e 26, inteiramente on line. 

O evento ocorrerá no formato de webnário e será transmitido pelo canal da Sedecti no YouTube (@sedectiamazonas), em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que neste ano tem como tema “Inteligência Artificial: A nova fronteira da Ciência brasileira”. 

Segundo a secretária executiva de Ciência e Tecnologia Tatiana Schor, a meta com a realização do é possibilitar à sociedade, especialmente aos amazonenses, um contato com cientistas e empreendedores. “Esperamos que todos por meio da tecnologia busquem alcançar novos patamares no desenvolvimento de uma economia sustentável, na proteção dos recursos naturais, e na interiorização e disseminação do acesso à informação na Amazônia”, resumiu a secretária.

Para Tatiana Schor, o bioma amazônico tem um potencial gigantesco para desenvolver uma economia que respeite a floresta, seu povo e sua cultura. “Ao utilizar a tecnologia com esse foco em mente, é possível potencializar as frentes de pesquisa e desenvolvimento, melhorar a renda e a qualidade de vida das pessoas, além de facilitar o acesso à informação nos territórios mais remotos – um direito de todo cidadão brasileiro”, destaca a secretária.

Tatiana Schor lembra ainda que a Semana de Ciência e Tecnologia do Amazonas tem um papel muito importante quanto à difusão da Ciência e de projetos que vão ao encontro dos interesses da população amazonense, uma vez que coloca em pauta o uso da inovação tecnológica no desenvolvimento sustentável da região sem deixar de lado a justiça socioambiental.

 PROGRAMAÇÃO 

A abertura do evento acontecerá no dia 19 de novembro, e contará com a participação de cientistas e empreendedores de instituições renomadas com forte atuação na Amazônia.

O evento contará com três painéis com duração de uma hora, das 16h às 17h, conforme programação abaixo:

19/11 – Bioeconomia Digital: O papel da tecnologia no desenvolvimento de uma economia sustentável para o Amazonas

Palestrantes: Carlos Gabriel Koury – IDESAM, Marcos Da-Ré – Fundação CERTI, Vânia Thaumaturgo -Instituto Eldorado / Associação do Polo Digital de Manaus (APDM)

Moderadora: Tatiana Schor – SECTI/SEDECTI

 

24/11 – Monitoramento Ambiental: Tecnologias inovadoras aplicadas à conservação da Amazônia

Palestrantes: Gina Leite – Wildlife Conservation Society (WCS), Sabrina Garcia – Programa AmazonFACE,  Juliana Schietti – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Moderador: Jonas Gonçalves – SECTI/SEDECTI

 

26/11 – Conectividade Digital: Inovações tecnológicas como alternativas para potencializar o alcance da internet em regiões remotas do Amazonas

Palestrantes: José Reginaldo Hughes Carvalho – Instituto de Computação (IComp/UFAM), Luciano Leonel Mendes – Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), Adriano Vieira – Ozônio Telecomunicações.

Moderador: Leonardo Silva – SECTI/SEDECTI

 

Transmissão – Canal da SEDECTI Amazonas no YouTube, pode ser a ecessado em https://www.youtube.com/channel/UCbdTPjGAHzKBG9cMoxx1X-Q