Sedecti participa de missão em São Paulo junto à comitiva da Suframa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas (Sedecti) participou de uma missão conjunta a convite da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), entre os dias 8 e 10 de novembro de 2021, que contemplou uma série de visitas técnicas na capital de São Paulo. Na ocasião, a Sedecti foi representada pelo chefe de Departamento de Atração de Investimento e Comércio Exterior (Daice) Jeibi Medeiros da Costa.

A agenda teve como objetivo fazer visitas técnicas às empresas e organizações, realizar rodadas de negócios para apresentar as atratividades do Estado do Amazonas para novos investimentos, além de conhecer tecnologias desenvolvidas por institutos de pesquisa com potencial de serem implantadas no Polo Industrial de Manaus (PIM).

As visitas foram coordenadas pelo superintendente da Suframa, Algacir Polsin, que esteve acompanhados de técnicos da Autarquia, além de representantes do Governo do Amazonas, por meio da Sedecti e da equipe do Escritório de Representação do Governo do Amazonas em São Paulo (ERGSP), representado pelo secretário Alfredo Lins de Albuquerque, e, também, dos representantes do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).

O grupo visitou o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), para conhecer as iniciativas na área de biotecnologia, química, energia e infraestrutura. Em seguida foi a vez da empresa B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão, com uma proposta para conectar, desenvolver e viabilizar o mercado financeiro e de capitais da Amazônia. Na oportunidade, foi apresentado o processo de criação e administração de sistemas de negociação para as principais classes de ativos locais no mercado financeiro.

A agenda incluiu também uma visita à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na qual foi apresentado o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), buscando o fortalecimento das relações com as indústrias de São Paulo como maior fornecedor de insumos para a região.

 A comitiva também foi recebida pela diretora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) Liedi Legi Bariani Bernucci. Na pauta, foi discutida a possibilidade de criar uma sinergia entre a Escola e os diversos atores envolvidos nas ações que integram a Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira (ZDS Abunã-Madeira), além de garantir o apoio técnico nas áreas de engenharia, tecnologia da informação, bioeconomia, entre outras que compõem o know how da instituição.

O grupo visitou também o Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEA-USP) para analisar eventuais parcerias na área de inovação que possam contribuir com ações de desenvolvimento da Amazônia. Os Hospitais Albert Einstein e o Sírio-libanês também fizeram parte do roteiro das visitas. O objetivo foi de promover benchmarking (processo de busca das melhores práticas de gestão) para definir projetos da área de saúde e tecnologia voltada para os municípios da região amazônica, em especial na área da telemedicina, observando a experiência das instituições visitadas.

 

 

Ao término da agenda, a comitiva se reuniu com a empresa BTG Pactual, ocasião na qual a Suframa apresentou uma proposta para desenvolver uma plataforma educacional com enfoque de criar a cultura de investimento na região, no sentido de incentivar o desenvolvimento de projetos de responsabilidade social e ambiental no Amazonas.