Amazonas leva boas práticas de gestão ao Consad/Conseplan

Os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jório Veiga, e de Administração, Inês Carolina Barbosa, estão representando o Amazonas no 113º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração e Fórum Conjunto Consad/ Conseplan, que acontece hoje e amanhã, em Brasília.

Pacto Federativo, Agenda 2030, Gestão de Ativos e Governança Pública são os temas que estão mobilizando os gestores no encontro do Fórum conjunto este ano. Segundo o secretário Jório Veiga, a representação do Amazonas pretende compartilhar as experiências em que considera estar avançado, como o alinhamento do Plano Plurianual (PPA) à Agenda 2030, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD. “Também esperamos apreender o que há de melhor na administração pública de outros Estado”, complementou.

O Fórum é realizado trimestralmente e reúne gestores de todas as unidades federativas que trocam experiências em busca de soluções criativas e aperfeiçoamento da gestão Pública do Brasil, sempre levando em consideração as diferentes realidades das regiões brasileiras e dinâmicas de transformações socioeconômicas e políticas. O Fórum conta com uma ampla programação que envolve reuniões e apresentação de resultados das Secretarias de Planejamento e Administração das unidades federativas.

Em junho do ano passado, Manaus sediou a realização do fórum conjunto do Consad/Conseplan. Um total de 23 secretários de Estado de Administração e de Planejamento do País debateram questões  fundamentais da nova administração pública: a modernização da estrutura governamental, a desburocratização de processos e a tarefa de tornar os serviços prestados aos cidadãos mais eficientes em meio a um cenário de restrição orçamentária do País. também foram discutidos projetos de inovação, planejamento e governança.