Acessibilidade
Portal da transparencia

Governo e empresas alinham medidas de prevenção contra o Coronavírus

Representantes de empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), órgãos do Governo do Estado, envolvendo as Secretarias de Estado de Saúde, de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e Fundação de Vigilância Sanitária (FVS), além da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reuniram-se, nesta sexta-feira, dia 07,  para uma rodada de esclarecimentos acerca do Coronavírus.

Em parceria com a Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), o evento reuniu mais de 100 técnicos de diversas empresas, como Samsung, Honda, Panasonic, BMW, e Showa, entre outras, que puderam tirar dúvidas quanto aos riscos de propagação da doença, com a apresentação da diretora-presidente da FVS Rosemary Costa Pinto, que é epidemiologista.

Para o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jório Veiga, a ação conjunta de órgãos do Governo, e Semsa, voltada ao setor privado, é estratégica do ponto de vista da prevenção, tendo em vista que grande parte das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) mantém operações com países asiáticos, sobretudo China e Japão. “Informações técnicas são necessárias para que todos, na verdade, tenham a proteção necessária, sem pânico mas com atenção e um protocolo único de ação”, disse.

O secretário também destacou a importância das campanhas nas áreas de fronteiras. “Há um fluxo intenso de asiáticos na cidade de Lethen, na fronteira entre Guiana com Boa Vista, com trânsito de caravanas que partem do Amazonas, então é necessário uma atenção com a monitoração, mas nossa rede de Saúde felizmente está muito bem preparada para atuar nesses casos”.