Sedecti apoia divulgação do Edital Digital.BR da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial

Com o objetivo de acelerar projetos que promovam a transformação digital que tenham como beneficiárias empresas de micro, médio e pequeno porte, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) apoia a divulgação e colabora com a difusão da segunda edição do Edital Digital.BR, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Desta vez, o programa irá contemplar projetos das regiões Norte, Centro Oeste e Nordeste. As inscrições para o edital poderão ser feitas pelo e-mail economiadigital@abdi.com.br até o dia 23 de dezembro de 2021.

O titular da Sedecti, Jório Veiga, destaca a importância da iniciativa para o Amazonas e região Norte.

“Trata-se de uma iniciativa de alto impacto, uma vez que privilegia a aplicação da tecnologia e inovação, em especial, nas empresas de micro, pequeno e médio porte, permitindo que elas se modernizem e aumentem a sua produtividade e, em consequência, a sua competitividade no mercado”, avaliou o secretário.

Investimento

Cada projeto deverá contemplar redes de ecossistemas de inovação regionais compostas por três ou mais instituições sem finalidades lucrativas, de nível de atuação estadual, distrital ou municipal.

O Edital 02 traz outras novidades como a ampliação dos prazos das fases de implementação dos pilotos, de seis para nove meses, e de implementação da fase escala, que dobrou, passando de seis meses para um ano.

Na fase piloto, os projetos selecionados poderão receber até R$ 550 mil como premiação. Aqueles que avançarem para a fase de escala terão nova premiação, que pode chegar a R$ 1 milhão. Assim, o investimento total pode chegar a R$ 1,5 milhão por projeto.

Em 2020, a ABDI lançou o primeiro edital do Digital.BR e contemplou oito projetos de cinco estados da região Nordeste na fase piloto, e três na fase de escala. Agora, na segunda edição, serão selecionados dez projetos para a fase piloto, sendo um por Unidade da Federação (UF), e seis para a fase de escala.

Programa

Denominado Digital.BR, o programa, por meio dos seus editais, tem a missão de contribuir para o desenvolvimento da capacidade produtiva das empresas regionais, visando a melhoria de sua competitividade, além de melhorar as condições e características produtivas das regiões do país que lidam com grandes desafios econômicos, sociais e tecnológicos.

As redes de ecossistemas regionais poderão ser formadas por: agências de fomento e desenvolvimento econômico, consórcios municipais, distritais ou estaduais, entidades de representação empresarial (associações, câmaras, sindicatos, entre outros), federações, Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), grupos de governança local, incubadoras, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), secretarias de governo estaduais, municipais e distritais, órgãos ou entidades da administração pública direta ou indireta, parques tecnológicos, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), serviços sociais autônomos, universidades e centros de pesquisa.

Para mais informações, basta acessar o endereço https://digitalbr.abdi.com.br/.