Sedecti conhece processo produtivo de tecnologia de ponta da Smart Modular Technologies

O titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jório Veiga, realizou uma visita, na quarta-feira (10/11), às instalações da Smart Modular Technologies, atendendo a convite da empresa, a mais nova do Distrito Industrial. Na visita, o secretário conheceu o processo da indústria, que se destaca pela tecnologia de ponta em sua linha de produção.

A Smart atua no mercado de componentes semicondutores de memória, além de módulos de memória, de dispositivos de armazenamento de dados em estado sólido (Solid State Drives – SSDs) e de módulos de comunicação sem fio para Internet das Coisas (IOT, na sigla em Inglês).

A empresa, recém-implantada no Polo Industrial de Manaus (PIM), opera com cerca de 80 funcionários em três turnos. O investimento de implantação aprovado na 288ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), realizada no dia 17 de dezembro de 2020, foi da ordem de R$ 177 milhões. A previsão, segundo seus representantes, é de ampliar as linhas de produção e diversificar os produtos em breve.

O secretário Jório Veiga conversou com a diretoria da empresa e também pôde ouvir quais foram os principais desafios dos investidores para se instalarem no Amazonas.

“Tive a oportunidade de visitar a fábrica da Smart no PIM, que me deixou muito bem impressionado com a tecnologia utilizada e a gama de itens produzidos. Tecnologia essa desenvolvida pela própria empresa, no Brasil. Também pudemos observar a velocidade de implementação, uma vez que iniciaram a produção com poucos mais de cinco meses de trabalho de construção e montagem, com ótimas instalações”, declarou ele.

Para Veiga, alguns pontos positivos foram preponderantes para o sucesso no investimento local, como foi o caso da mão de obra totalmente capacitada para atender a empresa.

“Melhor ainda, eles (Smart) tiveram facilidade em encontrar toda a mão de obra bem capacitada, nos vários níveis, e, inclusive, um engenheiro local que está produzindo aplicações para a empresa em Manaus. É um orgulho ter uma empresa como a Smart, acreditando no nosso modelo e trazendo mais oportunidades para o Amazonas, dando empregos e suprindo outras empresas com produção local dos seus produtos de alta tecnologia”, concluiu o secretário.

Celeridade

O vice-presidente de Operação de Módulo da Smart em Manaus, Flávio Yoshida, falou sobre a forma como a empresa foi recebida no Amazonas e também avaliou como positiva a visita da equipe da Sedecti.

“É um prazer enorme receber o secretário Jório Veiga na Smart. A Sedecti, que nos recebeu de braços abertos, tem nos ajudado e nos apoiado imensamente em todos os aspectos, principalmente dando condições para que a Smart, de forma célere, pudesse iniciar as suas operações em curtíssimo prazo. Aproveito a oportunidade para deixar os meus sinceros agradecimentos ao secretário Jório Veiga e a todos da Secretaria por sua imensa contribuição e fazer parte da história da Smart em Manaus”, declarou Yoshida.

O diretor de Relações Governamentais da empresa, Samir Pires, revelou que o projeto de instalação sofreu um atraso em virtude da pandemia causada pela Covid-19.

“Começamos nossas operações aqui em Manaus há pouco tempo, apenas dois meses, e isso foi fruto de um projeto que a gente começou no início do ano, mas que atrasou por conta da pandemia. Mas, tivemos algumas surpresas boas como a de ter encontrado mão de obra qualificada aqui em Manaus para se juntar ao time da Smart e trazer bons resultados, que é o que a gente espera num curto prazo”, avaliou o diretor.

No segmento de componentes semicondutores e dispositivos eletrônicos de memória, a Smart Modular Technologies é a maior fabricante da América Latina. No Brasil, a empresa possui operação desde 2002 com uma unidade fabril em Atibaia (SP) e, agora, com a nova planta em Manaus.

Equipe técnica

Durante a visita à Smart Modular, o secretário Jório Veiga esteve acompanhado de uma equipe de técnicos composta pelo chefe do Departamento de Controle e Incentivos, Anderson Grimm, da gerente de Comércio Exterior, Natalia Sagaydo e do assessor do Departamento de Atração de Investimento e Comércio Exterior (Daice), Felipe Litaiff; todos da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico (Sedec) da Sedecti.