Sedecti discute elaboração de Nota Técnica sobre exportação de produtos das cadeias regionais do Amazonas

Estudo vai identificar principais desafios do mercado local e contribuir para políticas públicas voltadas para diversificação econômica

As equipes dos Departamentos de Diversificação Econômica (DDE) e de Atração de Investimentos e Comércio Exterior (Daice), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), se reuniram, na manhã desta sexta-feira (27/05), para discutir a elaboração de uma Nota Técnica que irá tratar sobre a pauta de exportação de produtos das cadeias regionais do Amazonas.

Os técnicos também trataram sobre a identificação dos principais desafios que devem contribuir para aumentar a produção e diversificação econômica no Estado. Após identificados os desafios, indicadores e outras análises que deverão colaborar com a elaboração de uma futura Nota Técnica, o documento será disponibilizado para a sociedade.

“Essa pauta é muito importante para a diversificação econômica do Amazonas, dando continuidade ao desenvolvimento sustentável do Estado e colaborando para a economia, principalmente, para exportações dos produtos oriundos das cadeias regionais”, destacou o chefe do DDE, Sandro Ribeiro.

Exportação

O chefe do Daice, Jeibi Medeiros, destacou que o estudo irá contribuir para a economia local, pois viabiliza um ambiente favorável para geração de riqueza, além de criar expertise no estado e promover melhor competitividade aos produtores locais.

“Os estudos propostos darão norte para solucionarmos gargalos existentes para os produtos estratégicos do estado. A Nota Técnica irá direcionar políticas públicas e gerar efeitos multiplicadores mais significativos para o Amazonas”, frisou Medeiros.

O documento será publicado até o próximo semestre e deverá ser disponibilizado para a sociedade.