Sedecti discute melhorias para rede de conhecimento produtivo da castanha no Amazonas

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), por meio da Secretaria das Câmaras Setoriais, realizou na quarta-feira (29/09), a 1ª Reunião da Subcâmara de Beneficiamento de Grãos e Diversos, abordando sobre a rede de conhecimento produtiva da castanha do Brasil. O evento aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), localizado na Avenida Joaquim Nabuco, no Centro de Manaus.

O objetivo da reunião foi discutir a rede da castanha frente aos setores das indústrias, associações e cooperativas, buscando formas de solucionar os gargalos existentes e como melhorar os processos, desde o produtor até a comercialização final.

O secretário das Câmaras Setoriais, Ricardo Romero, avaliou como positiva a reunião que serviu para entender as dificuldades existentes na rede de conhecimento produtiva, além de ser uma forma de aproximar os atores e aprimorar o diálogo entre o Governo e os produtores/beneficiários.

“Foi uma reunião muito produtiva, onde pudemos entender melhor as dificuldades relacionadas à produção da castanha e, também, foi fundamental para que possamos buscar as soluções devidas junto aos produtores e beneficiários das sementes, como é o caso das indústrias, associações e cooperativas que há anos passam por situação complicada”, disse ele.

Além da Sedecti, também participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Secretaria do Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz), Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Associação dos Agropecuários de Beruri (Assoab), Usina de Beneficiamento de Castanha Cabocla, Jutica Produtos da Amazônia, Abufari Produtos da Amazônia e o grupo Ciex.

Câmaras Setoriais

As Câmaras Setoriais são órgãos colegiados, consultivos, de apoio e intermediários nas representações, promoções e defesa dos interesses do desenvolvimento econômico do Estado do Amazonas. No Governo do Amazonas, a Secretaria das Câmaras está subordinada à Sedecti.

Os setores econômicos que compõem as Câmaras Setoriais são: Câmara Setorial da Agroindústria, Câmara Setorial da Bioindústria, Câmara Setorial do Comércio e Serviços, Câmara Setorial da Indústria, Câmara Setorial da Micro e Pequenas Empresas, Câmara Setorial de Recursos Minerais e Câmara Setorial do Turismo.

Para saber mais sobre as Câmaras Setoriais, basta acessar o site da Sedecti: http://www.sedecti.am.gov.br/camaras-setoriais/

Assessoria de Comunicação