Sedecti e ApexBrasil alinham participação do Amazonas no Brasil Investment Forum 2022

O Brasil Investment Forum 2022, o BIF 2022, está em sua 5ª edição, e é o maior fórum de atração de investimentos da América Latina. O evento que é organizado pela ApexBrasil e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) terá a participação do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e do Escritório de Representação do Governo do Amazonas de São Paulo, como já ocorreu nas edições anteriores.

Em reunião ocorrida nesta terça-feira (07/06), no auditório da pasta, localizado na Avenida Urucará, 595, bairro Cachoeirinha, a Sedecti recebeu os representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil, quando foram apresentados os último detalhes para a participação do Estado do Amazonas no evento, tanto de forma presencial em São Paulo nos dias 14 e 15 de junho, quando de forma online, por meio de plataforma virtual onde é possível fazer conexões com os mais de 3.000 participantes cadastrados de 89 países já inscritos.

As inscrições para o Brasil Investment Forum estão abertas por meio de https://www.brasilinvestmentforum.com/

Além disso, também foi abordada na reunião o interesse de uma multinacional do segmento de duas rodas em firmar parceria ou operar diretamente no Brasil, motivo de missão realizada ao Amazonas com interesse de conhecer melhor as oportunidades oferecidas pela pelo Polo Industrial de Manaus (PIM).

Na ocasião, o secretário titular da Sedecti, Angelus Figueira, convidou os representantes da Apex, Essio Lanfredi e Hanna Tatarchenko, para se fazerem presentes no Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, que ocorrerá este mês em Manaus.

“Estamos de portas abertas para discutirmos todas as possibilidades de potencializarmos nossa matriz econômica. Para tanto, por orientação do governador do Amazonas, estamos organizando um Fórum que apresentará todos os vetores econômicos, a partir das nossas vocações. Da mesma forma que contamos com a participação de vocês e contribuição, contem com este governo no Fórum de Investimentos Brasil 2022”, disse Angelus Figueira.

O representante regional da Apex, Essio Lanfredi, comentou sobre como os planos com a Sedecti pode trazer benefícios e novidades para o Estado.

“Às vésperas do Brasil Investment Forum, com a participação ativa da Sedecti, tivemos também a oportunidade de fazer ajustes finais para essa participação do Estado. É um prazer estar aqui no estado do Amazonas. Tivemos um notável interesse de aproximar a realidade do Amazonas às atividades que desenvolvemos por meio dos escritórios próprios da Agência”, evidenciou.

Cooperação 

O secretário executivo de Desenvolvimento da Sedecti, Jhones Lima, reforçou sobre as tratativas ocorridas na reunião.

“Pretendemos elaborar um instrumento de cooperação com a ApexBrasil. Isso poderá criar um plano de trabalho que, ao longo dos próximos períodos, promoverá ações conjuntas com sinergias entre nossas instituições para o desenvolvimento econômico e social do Estado. A ApexBrasil atua na organização de feiras internacionais, seminários, eventos dirigidos para grupos de investidores e também segmentos de produtos, buscando aproximar investimento e exportações de produtos para outros países”, sinalizou o secretário.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

A ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

 

Assessoria de Comunicação