Sedecti participa de 11º Fórum de Geração Distribuída da Região Norte

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), por meio da Secretaria Executiva de Mineração, Energia, Petróleo e Gás (Semep), participou nesta quarta-feira (29/09), da 11ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída em 2021 – Edição Híbrida, que teve como proposta discutir sobre os principais desafios e oportunidades para o setor de Energia Solar Fotovoltaica e GD Fontes Renováveis.

 

O evento reuniu os principais players, investidores, especialistas do setor, representantes de Universidades nacionais e estrangeiras, além de pessoas interessadas em investir na geração de energia fotovoltaica (solar). 

 

Representando a Sedec, o secretário executivo da Semep, Marco Antônio Villela, participou da abertura do evento e ressaltou o interesse do Governo do Estado em investimentos em energia solar.  

 

“Estamos procurando, junto a outras secretarias, para que o Governo do Estado possa dar o exemplo e começar a instalar a energia solar nas suas próprias instalações. Mas, por outro lado, estamos abertos aos empresários, por meio da nossa secretaria executiva de Desenvolvimento Econômico, na área de incentivos fiscais, além da nossa Agência de Fomento, onde o pequeno empresário pode obter recursos para seu investimento e até para a instalação de energia solar no seu negócio”, destacou. 

 

Marco Villela reforçou, na abertura do evento, que, além de o Governo estar aberto para novos investimentos em energia solar como o carro-chefe de energia limpa e renovável, existe também a problemática da necessidade de mão de obra qualificada para este setor no Amazonas.  

 

“É nossa preocupação, também, a formação de mão de obra qualificada para atuar nesse setor. Nós estamos perdendo mão de obra, porque não tem formação de nível médio para dar suporte às empresas que estão fazendo a instalação de painéis solares aqui. Sei que alguns empresários têm buscado até pessoas de outros Estados para fazerem esse serviço aqui. Sobre isso, nós do Governo do Estado também estamos atentos quanto a essa questão”, alertou o secretário.  

 

O evento segue ainda nesta quinta-feira (30/09) com interações, geração de oportunidade e novos negócios, com palestras, trocas de experiências e apresentações de cases de sucesso. O evento é realizado pelo Grupo FRG Mídias e Eventos, em parceria com algumas das principais entidades, empresas e a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD). Para mais informações sobre o evento, basta acessar: https://www.forumgdnorte.com.br/site/evento/