Sedecti participa do Encontro Nacional do PIB

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), participou, de quarta (08/09) a sexta-feira (10/09), do Encontro Nacional das Contas Regionais e o Encontro Nacional do PIB dos Municípios, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O encontro aconteceu em formato virtual, reunindo representantes das 27 unidades da federação do Brasil, e teve como objetivo discutir os principais pontos da reformulação no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB), bem como avaliar os resultados de 2019.

Para o técnico do Departamento de Estatística e Geoprocessamento (Degeo) da Secretaria Executiva de Planejamento (Seplan) da Sedecti, Casemiro Rodrigues, o encontro possibilitou a atualização e capacitação dos técnicos dos órgãos responsáveis pelo cálculo do PIB.

“O encontro foi de grande importância, pois a parceria com o IBGE nos ajuda na missão de aperfeiçoar os instrumentos de medição e da efetividade dos dados referentes ao PIB, além de retratar a realidade brasileira. Durante o Encontro, houve uma troca de conhecimentos sobre economia com equipes de outras regiões, o que nos ajudou na hora de fazer as nossas análises”, explicou Casemiro.  

De acordo o IBGE, o PIB dos estados será divulgado no dia 12 de novembro, e o PIB dos municípios, no dia 17 de dezembro deste ano. No Estado do Amazonas, a Sedecti é responsável pela divulgação do PIB.

Contas Regionais e Municipais

O Projeto de Contas Regionais e Municipais constitui uma parceria técnica entre os estados e o IBGE, por meio de um convênio que visa mensurar a agregação do valor adicionado anualmente por atividades econômicas, cujos resultados consolidados geram o valor agregado na economia do estado a cada ano.

Esses resultados possibilitam identificar o perfil da economia estadual e municipal, ao longo dos anos, avaliando a contribuição das principais atividades e dos setores na formação da riqueza estadual.

O Encontro Nacional do PIB é realizado todos os anos de forma presencial na sede do IBGE, no Rio de Janeiro. Porém, devido à pandemia de Covid-19, desde o ano passado, o evento acontece de forma virtual.

Assessoria de Comunicação