Sedecti realiza “Webinário Práticas Sustentáveis na Pecuária e o Desenvolvimento do Amazonas”

Com o objetivo principal de aprofundar as questões sobre as práticas pecuaristas e as transformações necessárias e possíveis, diante do princípio de sustentabilidade assumido pelo Governo do Amazonas, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), realiza, nos dias 9 e 10 de novembro 2021, em formato on-line, o “Webinário Práticas Sustentáveis na Pecuária e o Desenvolvimento do Amazonas”.

O evento virtual recebe a coordenação da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e será transmitido por meio do canal da Sedecti no YouTube (Sedecti Amazonas). Para participar, basta acessar os LINKs:

https://www.youtube.com/watch?v=FWRjthVuLzA (dia 9) e

https://www.youtube.com/watch?v=MDyscWGu2eI (dia 10).

Os participantes que tiverem interesse em certificado com horas complementares precisarão fazer a inscrição por meio do seguinte LINK: https://forms.gle/x6ujKZ3CQ6wLXbkY6 e o contato para mais informações, pode ser feito por meio do telefone (92)99135-4005.

O secretário titular da Sedecti, Jório Veiga, destaca que a ideia com a realização do Webinário é de mostrar a preocupação do Governo em estimular o desenvolvimento econômico no setor da agropecuária (pecuária) de forma sustentável.

“A preocupação do Governo do Amazonas é desenvolver o agronegócio de forma legal, inclusiva e sustentável. Não importando a atividade executada, desde que ela esteja dentro dos regramentos e que possa cumprir com todos os requisitos legais vigentes no Estado”, reforçou Veiga.

Para o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico da Sedecti, Renato Freitas, a iniciativa busca reforçar o compromisso do Governo do Estado com o bioma Amazônia, visando a implementação de medidas para evitar o comércio de carne ilegal, desmatamento, poluição das águas, emissão de mais gases poluentes, entre outros impactos que as atividades econômicas podem provocar ao ambiente.

“O Estado do Amazonas tem interesse no desenvolvimento sustentável, especialmente, com a realização da COP-26 (26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) com diversos chefes de Estado trabalhando de forma colaborativa para resolver as questões das mudanças climáticas. E, o Amazonas tem muita colaboração nessa discussão”, disse Renato ao complementar que o Webinário está alinhado às questões climáticas e de sustentabilidade.

Amazonas e os ODS

O evento se justifica pelo Plano Plurianual (PPA) do Governo do Amazonas estar aliado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), além de o Estado ser signatário de vários outros acordos e convenções nacionais e internacionais para colaborar com a redução do desmatamento e emissão de gases poluentes.

Também fazem parte dos desafios, analisar, junto às representações sociais da Amazônia e fora dela, a oportunidade que se apresenta: “É possível desenvolver e praticar pecuária sustentável, sobretudo no Amazonas/Amazônia?” – este será o questionamento a ser discutido durante o evento.

Programação

A programação do “Webinário Práticas Sustentáveis na Pecuária e o Desenvolvimento do Amazonas”, contará com os seguintes painéis e horários:

Dia 09/11 – 9h35 às 11h30 – Painel 1: A Pecuária no Amazonas.

Mediador: Sebastião Guerreiro – assessor da Secretaria de Produção Rural (SEPROR);

Painelista: Muni Lourenço – presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (FAEA)

Entidades convidadas: IDAM, FIEAM (iniciativa privada), FAEA, OCB e MAPA, SEMACC.

Tópicos a serem abordados:

– Um histórico da pecuária no Estado;

– Evolução: passado e presente.

Dia 09/11 – 14h às 16h – Mesa Redonda: A Legislação Ambiental e Fiscal.

Entidades Convidadas: SEFAZ, IPAAM, SEMA, TCE, MPF, MPC, SUFRAMA;

Tópicos a serem abordados:

– Atualização da Lei de Incentivos Fiscais no que tange a conservação do ambiente e sustentabilidade;

Dia 10/11 – 9h às 11h – Painel 1: Governança e Boas Práticas.

Mediador: Airton Schneider – Secretaria Executivo Adjunto de Política Agrícola Pecuária e Florestal (SEAPAF)

Painelista: Meyb Seixas – SEMACC

Objetivo:  Compartilhar experiências e programas desenvolvidos pelas entidades participantes para o desenvolvimento da Pecuária Sustentável.

Tópicos a serem abordados: Programas referentes ao desenvolvimento da atividade pecuária no Amazonas:

–    Amazonas Mais Verde;

– Guia de Trânsito Animal (GTA) vinculado à nota fiscal.

Entidades participantes: IDAM, SEFAZ, ADAF, SECT, INCRA, GTPS, FIEAM, FAEA, SEMA, IPAAM.

Dia 10/11 –14h às 16h – Mesa Redonda: Cases de Sucesso e Perspectivas.

Mediador:  Guilherme Pessoa – Superintendência Federal de Agricultura (SFA);

Painelista: Meyb Seixas – Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal – SEMACC.

Objetivo: Apresentar os cases de sucesso e analisar as perspectivas da pecuária no Estado do Amazonas.

Convidados: SEBRAE, EMBRAPA, IDAM, MAPA, FAZENDA MARUPIARA, GTPS.

Pecuária no Amazonas

Segundo dados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), o Brasil tem o segundo maior rebanho bovino do mundo, além de ser o maior exportador de carne. O Estado do Amazonas possui, atualmente, cerca de 16 mil produtores, com um rebanho de mais de 1,7 milhão de animais (bovinos e bubalinos), que estão localizados, principalmente, no Sul do Estado.

Público–alvo

O Webinário Práticas Sustentáveis na Pecuária e o Desenvolvimento do Amazonas será voltado para um público diversificado, como: Instituições governamentais, setor privado, ONGs, a sociedade civil, associações, cooperativas, produtores rurais, investidores, academia (universidades e faculdades), além do público em geral.

Para mais informações sobre o Webinário Práticas Sustentáveis na Pecuária e o Desenvolvimento do Amazonas, entrar em contato pelo número: (92)99135-4005.