Ufam e Sedecti formarão parcerias de extensão para interior do Amazonas

Titulares das instituições trataram de cursos de capacitação e participação da universidade no Fórum de Discussão Permanente promovido pelo Governo 

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Angelus Figueira, reuniu-se na sexta-feira (27/05), com o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga, para tratar do Fórum Permanente de Desenvolvimento que será promovido pelo Governo do Amazonas, dia 15 de junho, em Manaus.

Na ocasião, Figueira e Puga discutiram a possibilidade de uma parceria que promova cursos direcionados ao desenvolvimento das vocações do interior do Amazonas, por meio de um dos pilares da universidade pública, que é a Extensão.

“A pedido do governador do Amazonas estamos desenvolvendo um plano estratégico de desenvolvimento e a Ufam, por sua natureza e importância, não pode ficar de fora. E a extensão pode ser um dos caminhos para isso, uma vez que é por meio dela que a universidade estende e troca seu saber, além dos muros, e pode nos ajudar a levar cursos livres para atender as vocações do interior”, disse o secretário de Desenvolvimento que é egresso e ex-professor da instituição.

Dentre os cursos que poderão ser viabilizados por meio da extensão da Universidade Federal do Amazonas, há necessidade de capacitação em mineração, manejo, pecuária, piscicultura, agricultura, biotecnologia, bioeconomia, empreendedorismo, tecnologia da madeira, indústria, pesca, dentre outros.

“A Universidade do Amazonas está de portas abertas para esta e outras parcerias que promovam o desenvolvimento do Amazonas. Esta é nossa razão de ser. Produzimos conhecimento, tecnologia, pesquisa, e por meio da extensão de programas e projetos chegamos à sociedade e podemos influenciar e mudar a realidade social de muita gente”, considerou o reitor da Ufam.

PÉ-YARA

O reitor da Ufam apresentou ao secretário Angelus Figueira, uma invenção que pode beneficiar os alunos das séries iniciais, ensinos Fundamental e Médio, deficientes visuais ou não, inseridos no sistema público de ensino de Manaus.

Trata-se do projeto “PÉ-YARA: Viagem Digital pelo Amazonas”, o primeiro mapa, exclusivamente, amazônico construído com fibras e materiais extraídos da flora e da fauna amazônica e que conseguiu o reconhecimento de patente, no mês de agosto, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O mapa é fruto da pesquisa coordenada pela professora Claudia Guerra Monteiro, atualmente vinculada ao Departamento de Métodos e Técnicas, da Faculdade de Educação (Faced) e também diretora de Políticas Afirmativas da Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização (PROEXTI) e foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

A reunião entre Ufam e Sedecti também teve a participação dos chefes de gabinete das instituições, respectivamente, Almir Liberato e Diego Mota, o secretário executivo de Relações Institucionais (Seari), Ronaldo Fernandes, o sociólogo João Garcia, Felipe Litaiff do departamento de Atração de Investimentos e Comércio Exterior da Sedecti, e o consultor de Planejamento Estratégico, Rafael Brandão.

Pioneira

Criada em 1909, a universidade mais antiga do Brasil é a Universidade de Manaus, hoje Universidade Federal do Amazonas. À época já havia instituições de ensino superior no Brasil até antes da Universidade de Manaus, mas nenhuma era considerada universidade antes de 1909.

Atualmente, a Ufam tem mais de 30 mil alunos, distribuídos em 108 cursos e tem campus em Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manaus e Parintins.

 

Assessoria de Comunicação