Webinário promovido pela Sedecti se encerra com foco em métodos para uma pecuária sustentável

Metodologias sustentáveis para serem implementadas na pecuária no Amazonas foram o foco no encerramento do webinário Práticas Sustentáveis na Pecuária e o Desenvolvimento do Amazonas, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). O evento on-line aconteceu na terça (09/11) e na quarta-feira (10/11), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), em Manaus.

No segundo e último dia de webinário, o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico da Sedecti, Renato Freitas, destacou a importância do evento para produtores da atividade da pecuária.

“Um dos intuitos deste evento é entendermos que existem metodologias estabelecidas nacionalmente e internacionalmente, para avaliação da atividade da pecuária e agricultura, na questão da sustentabilidade. É importante receber esse conhecimento e fazer com que ele chegue até os produtores e às equipes técnicas, para que possam fazer um diagnóstico e depois monitorar a evolução da sustentabilidade”, reforçou o secretário.

O painel “Governança e Boas Práticas”, que aconteceu pela parte da manhã do segundo dia de webinário, destacou métodos para desenvolver e acompanhar aplicações de sustentabilidade no desenvolvimento da pecuária.

A painelista Meyb Seixas, representante da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), apresentou métodos que são ferramentas geradoras de informações, para obter um diagnóstico completo da atividade pecuarista no Amazonas.

“Essas metodologias apresentadas são passíveis de serem implementadas no Estado, como ferramentas geradoras de dados para obtermos um parâmetro sobre quais índices de sustentabilidade estão sendo mais empregados, quais os de maior dificuldades, os curto e os de maiores prazos. Se conseguirmos aplicá-los, isso trará maiores informações das situações da pecuária de práticas sustentáveis”, explicou ela.

Formada em Zootecnia, Meyb Seixas apontou também o programa que possui o objetivo de monitoramento e facilitar o rastreamento de diversas situações dos animais.

“A plataforma do GTA (Guia de Trânsito Animal) dá uma celeridade no diagnóstico. Basta falar os dados e a plataforma gera o relatório, mas não temos o controle geral desses dados. A minha sugestão é de criarmos uma plataforma nossa para o gerenciamento desses dados. Isso seria ótimo, pois as outras são aplicações de formulários, o que demanda mais tempo e equipes para fazer o processamento”, esclareceu ela.

Pecuária sustentável

Segunda painelista do último dia de webinário, a analista ambiental do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Christina Fischer, alertou sobre o perigo dos pecuaristas ao explorarem de forma ilegal o meio ambiente. Ela também alertou para a questão da regularização fundiária para que se possa ter realmente uma pecuária sustentável eficaz.

“Um aspecto urgente são os desmatamentos que têm ocorrido de maneira ilegal, e que, às vezes, esses espaços são utilizados para a pecuária. Por isso, a melhor maneira é a regularização fundiária e o cumprimento da legislação ambiental, respeitando todo nosso cenário e as nossas particularidades para os produtores rurais dos municípios do interior”, conclamou a analista ambiental.

Fisher também salientou sobre a possibilidade de uso dos espaços protegidos, dentro daquilo que é possível na legislação estadual.

“São áreas de proteção ambiental que podem ser utilizadas para o desenvolvimento da pecuária, que deve contar com uma assistência técnica mais sustentável, ou seja, usar a pastagem rotacionada e a recuperação das áreas degradadas”, explicou.

O mediador do debate pela parte da manhã foi o secretário adjunto de Política Agrícola Pecuária e Florestal (Seapaf), Airton Schneider. Também contribuíram nas discussões, o representante do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), José Augusto Corrêa Lima Omena e o representante da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal Amazonas (Adaf), William Bressan Pinto.

Em formato virtual, participou o auditor fiscal de Tributos Estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), William Cunha.

Cases de sucesso

No último dia do webinário foi tratado na mesa-redonda sobre os cases de sucesso na pecuária do ponto de vista da sustentabilidade. Foram discutidas questões envolvendo o setor do agronegócio, além de tratativas para encaminhamentos a serem planejados, dados os resultados dos debates.

O secretário Renato Freitas falou da importância do webinário para o desenvolvimento pecuário de forma sustentável.

“Ficou claro em todos os painéis e discussões dos convidados, que há uma contribuição importante a ser feita, mas sempre pensando no crescimento sustentável, sendo possível produzir na atividade pecuária com sustentabilidade, por isso houve essa apresentação dos cases de sucesso e a perspectivas, nesse último dia de webinário”, ressaltou.

Meyb Seixas, que também participou da mesa-redonda, destacou a genética do gado brasileiro como referência mundial.

“Temos uma genética que hoje é referência mundial, com grandes animais. Além disso, temos a Embrapa e empresas privadas que também trabalham nesse sentido do melhoramento da genética. Assim, temos dois grandes aliados que são a genética e a qualidade do animal”, disse ela.

Participaram do último dia do debate do webinário representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) e Fazenda Marupiara.

A realização do webinário deverá elencar os pontos debatidos mediante a tudo o que foi exposto durante os dois dias de evento, possibilitando um próximo passo para a pecuária sustentável no estado.

O Webinário Práticas Sustentáveis e o Desenvolvimento do Amazonas está disponível no canal da Sedecti no YouTube (Sedecti Amazonas).

Assessoria de Comunicação