Um termo de cooperação técnica permitirá à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) acesso aos arquivos digitalizado e informatizado da Junta Comercial do Estado (Jucea). O acordo, que inclui cláusula de sigilo, tornará mais ágil a tramitação dos processos internos da secretaria.

Assinado nesta quarta-feira, dia 30, entre o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Jório Veiga, e pelo presidente da Jucea, Enio Luiz Ferrarini, o termo de cooperação é um avanço para a modernização dos serviços da Sedecti.

Além de agilidade e redução dos custos na utilização de papel, o corpo técnico da Sedecti terá mais segurança no acesso às informações aos dados cadastrais, composição societária, registros legais e  informações socioeconômicas das empresas, a partir de dados criptografados. “Estamos investindo na melhoria do ambiente de negócios para as empresas, e esse serviço é um passo importante nessa direção”, destacou o secretário Jório Veiga. O acordo prevê monitoramento e fiscalização e comunicação de acesso indevido ao banco de dados on line.

O presidente da Jucea Enio Ferrarini lembrou o processo de modernização  nos serviços da autarquia, que passou a ser ofertados este ano “100% de forma eletrônica”, incluindo abertura de empresas tanto na capital quanto no interior.