Amazonas ganha plataforma georreferenciada com mapas e dados sobre educação e trabalho

Ferramenta permite acesso de informações geográficas e é resultado da parceria entre o Governo do Amazonas e Itaú Educação e Cultura

 

O Amazonas passa a contar, pela primeira vez, com o Geoportal Amazonas em Mapas, uma plataforma on-line georreferenciada com dados públicos em formato de mapas que serão úteis para a formulação de políticas públicas no estado. A ferramenta faz parte da parceria entre o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), e o Itaú Educação e Trabalho (IET).

O Geoportal Amazonas em Mapas é multilíngue, com tradução para 130 idiomas, e a expectativa é que, além dos gestores públicos, a comunidade acadêmica e pesquisadores em geral possam fazer uso da ferramenta, não só no Brasil, mas em qualquer parte do mundo.

A plataforma reúne informações estatísticas oficiais selecionadas sobre os 62 municípios do estado, além de oferecer 12 combinações de mapas e dados abordando educação e trabalho, catalogando a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) com arranjos produtivos locais.

Para facilitar o trabalho dos gestores, a ferramenta permite uma análise conectada de diversos dados de forma geoespacial, dinâmica e intuitiva, que podem ser consultados e cruzados, além de possibilitar a impressão dos mapas.

Para ter acesso ao Geoportal Amazonas em Mapas, basta seguir o link: https://amazonasemmapas.am.gov.br/amazonas/maps.

Amazonas em Mapas

A plataforma foi criada a partir da quarta edição do produto Amazonas em Mapas. Os trabalhos ocorreram de forma intersetorial, por meio dos técnicos da Secretaria Executiva de Planejamento (Seplan), da Sedecti, juntamente com os especialistas do IET. O Geoportal é fruto do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), assinado em outubro de 2021 com o Itaú.

Na plataforma são apresentados dados sobre todos os municípios do Amazonas, relacionados às informações geoespaciais em diversos eixos relacionados à educação e trabalho, com foco no desenvolvimento econômico local. Ela também contém informações sobre dados públicos como, por exemplo, o censo escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“É uma ferramenta que possibilita aos gestores municipais e à sociedade em geral ter uma visão estratégica de informações que poderão ser utilizadas na formação de políticas públicas, além de nortear as tomadas de decisões nessa área”, explica Lucelisy Borges, secretária executiva de Planejamento da Sedecti.

Educação e trabalho

Os 12 mapas criados no Geoportal Amazonas em Mapas, que abordam os eixos de Educação e Trabalho, são ilustrativos e têm cores para destacar dados, textos, legendas e números, que podem ser visualizados de diferentes formas. Os produtos têm variadas correlações, como, por exemplo, emprego para os jovens e potencial de ampliação da EPT, potencial de emprego na agroindústria e oferta de EPT, formação técnica indígena e produção agroflorestal, dentre outras.

A criação do Geoportal Amazonas em Mapas vem para auxiliar também na visualização das potencialidades econômicas territoriais.

A gerente de Implementação e Desenvolvimento do IET, Cacau Lopes da Silva, assinala que o Brasil tem muitas bases de dados, mas que há muita dificuldade em cruzar esses dados e conseguir obter “informação qualitativa, que gera debates técnicos, qualificados, para embasar melhor o trabalho dos gestores públicos”.

“A plataforma Amazonas em Mapas traz isso de maneira referenciada, espacial, visual, permitindo enxergar tanto o território como os potenciais dele. E, no caso desse eixo de educação e trabalho, ligando-o claramente ao panorama da educação de Ensino Médio e de EPT local”, avalia.

Assessoria de Comunicação