Câmara Setorial do Turismo discute melhorias para o setor

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), do Governo do Amazonas, promoveu na sexta-feira (19/05) a 137ª reunião da Câmara Setorial do Turismo, com o objetivo de discutir medidas para impulsionar o crescimento do setor no Estado.

No encontro, foram estabelecidos direcionamentos que precisam ser resolvidos de forma imediata, além de traçar planos estratégicos. O turismo requer um planejamento adequado e a colaboração conjunta do Governo Estadual, Municipal, entidades parceiras e iniciativa privada.

Durante a reunião, Sidnei Magalhães, Chefe do Departamento de Atração de Investimentos e Comércio Exterior da Sedecti, apresentou um projeto para tratar resíduos sólidos e combater a poluição na região. O projeto utiliza máquinas inteligentes que recebem resíduos recicláveis, como plástico e vidro, que não são coletados pelos catadores devido à falta de valor comercial. Esses resíduos, quando descartados incorretamente, poluem rios e igarapés, resultando em um custo anual de cerca de trinta milhões de reais para a Prefeitura na limpeza dessas áreas durante as cheias.

A proposta visa beneficiar a população em geral, disponibilizando máquinas de coleta em locais estratégicos, como escolas, terminais, praças, universidades e supermercados. “O objetivo é oferecer a oportunidade para todas as pessoas, inclusive as em situação de vulnerabilidade social, coletar esses resíduos e trocá-los por alimentos básicos ou outros itens essenciais. Além disso, o projeto busca incentivar os cidadãos a separarem seus resíduos em casa e levá-los aos pontos de coleta, podendo também doá-los a entidades filantrópicas que realizam ações sociais”, destacou.

“Nessa última reunião da Câmara, foram discutidos assuntos cruciais relacionados ao plano estadual elaborado pela Amazonastur, que está em fase final e será validado pela Sedecti. A pauta abordou questões de segurança pública, limpeza, projetos de investimentos e infraestrutura, fundamentais para impulsionar o desenvolvimento do turismo em nosso estado”, destacou Emmanuelle Pampolha, Diretora de Negócios da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

Participaram da reunião a secretária das Câmaras Setoriais, Ana Velloso, Professora Márcia Raquel Guimarães da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a representante da Suframa, Rosangela Lopez e o representante da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (ManausCulT), Evilazio Nascimento.

A reunião contou também com uma apresentação do diretor de Planejamento Urbano do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (IMPLURB), Pedro Paulo Cordeiro, que mostrou projetos de revitalização de alguns pontos da cidade.

*Texto: Calebe Nascimento/Sedecti
*Foto: Vitória Lima/Sedecti