Desfile de moda e economia criativa com artistas e modelos indígenas foi destaque no Espaço da Bioeconomia na 44ª Expoagro

Evento teve como objetivo mudar perspectiva da economia criativa, mostrando que vocação artística dos povos tradicionais vai além de artesanatos

O Espaço da Bioeconomia na 44ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) realizou no último 2 de setembro, às 19h, um desfile de moda e economia criativa com a assinatura de designers amazonenses de moda de destaque no cenário local e nacional. A iniciativa contará com a participação de artistas e modelos indígenas das etnias Baré, Kokama e Sateré-Mawé.

 O evento foi gratuito e realizado no Kartódromo da Vila Olímpica de Manaus, no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus. O Espaço da Bioeconomia foi coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), por meio da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

O desfile teve como objetivo principal mudar a perspectiva da economia criativa no Amazonas, no sentido de mostrar para a sociedade que a vocação artística dos povos tradicionais não é unicamente a de artesanatos, tendo a moda como expoente de difusão cultural e de fonte de renda.

 Além disso, a organização do evento usou o desfile como frente para trazer ao horizonte amazônida a moda como ferramenta de resgate cultural, valorização e resistência.

 

No Brasil Eco Fashion Week

O desfile de moda e economia criativa contou com a assinatura de artistas amazonenses que se destacam no cenário local e regional, difundindo a cultura amazônida para diversos mercados.

Dentre eles está o designer de moda Sioduhi, que possui ateliê em São Paulo (SP). Neste mês de novembro, o amazonense irá se apresentar, pela segunda vez, sua coleção no Brasil Eco Fashion Week. Sioduhi levará uma coleção inspirada nas etnias do Alto Rio Negro.

Quem também participou do desfile de moda criativa no Espaço da Bioeconomia foi a modelo e maquiadora profissional Evelyn Tenazor, da etnia Kokama. Como marca registrada, Evelyn expressa sua cultura através da pintura corporal e maquiagem artística.

A designer parintinense Brena Simas, que tem ateliê em Curitiba (PR), também participou do desfile de moda criativa. Ela conta com diversas peças que trazem uma releitura da tradicionalidade de seu povo.

Outro artista que marcou presença na passarela foi o designer manauara Ramon Alada, dono da marca Utopia Brasil – ateliê que veste os principais artistas locais.

 

Moda e economia criativa

A abertura do desfile contou com o painel “Moda e Economia Criativa: perspectivas e horizontes”, no qual foram discutidos posicionamentos de professores e pesquisadores que abordam a temática da moda criativa.

 Uma das painelistas foi a professora do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Fernanda Tunes, que trabalha com a produção de tinturas naturais amazônicas a partir do solo e de plantas nativas.

Já o professor Cidarta Gautama Mello, da Universidade Paulista (Unip) e também da Faculdade Santa Tereza, abrodou temas como a perspectiva da educação em moda, a formação e potencial dos futuros designers de moda.

 

Espaço da Bioeconomia

A programação do Espaço da Bioeconomia na 44ª Expoagro ocorreu até o domingo (04/09). O local contou com a “Vitrine da Bioeconomia”, apresentando produtos da sociobiodiversidade amazônica, exposição de startups, além de produtos e serviços que buscam o desenvolvimento de soluções inovadoras aplicadas à bioeconomia amazônica.

Fotos: Emerson Martins/Sepror

Assessoria de Comunicação