Governo do Estado reforça trabalho das Câmaras Setoriais de Serviço e Comércio e Recursos Minerais

Reuniões foram retomadas na Sedecti com participação ativa de diversos setores da sociedade

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), do Governo do Amazonas, retomou na última quarta-feira (10/05) as atividades da Câmara Setorial do Comércio e Serviço após quatro anos desde sua última reunião em março de 2019. O objetivo da reunião foi ouvir as demandas dos segmentos empresariais e trabalhadores para melhorar a relação comercial no Estado e diminuir os gargalos existentes.

Sidnei Magalhães, Chefe do Departamento de Atração de Investimentos e Comércio Exterior da Sedecti, comentou sobre a retomada das reuniões da Câmara Setorial do Comércio, afirmando que é uma oportunidade para ouvir as demandas dos segmentos, entidades empresariais e trabalhadores.

A Câmara Setorial do Comércio e Serviço tem como papel debater e sobre questões relevantes para o setor, como políticas públicas, regulamentação, infraestrutura, qualidade de serviços, capacitação de mão de obra, entre outros temas. O objetivo é encontrar soluções para os desafios enfrentados por esse setor e promover o desenvolvimento sustentável do comércio no estado.

O vice-presidente do Centro de Dirigentes Lojistas (CDL), Ezra Azury, ressaltou a importância da retomada das atividades da Câmara Setorial do Comércio e Serviço pelo Governo do Amazonas. Ele destacou a necessidade de criação de melhorias internas para que os consumidores locais possam estar bem servidos durante as compras no estado, e assim, competir de igual para igual com o comércio digital que vem de fora. Segundo Azury, desde a entrada do secretário Pauderney na pasta responsável, há uma mudança de foco e uma vontade de retomar a questão das câmaras setoriais. Ele destacou que o setor do comércio e serviço é o que mais arrecada ICMS no estado, e é necessário um conselho permanente para que os gargalos que estão atrapalhando o crescimento do comércio possam ser solucionados.
Também estiveram presentes Ana Velloso, Secretária das Câmaras Setoriais, Arno Argenta da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio) e Bruno Pinheiro da Associação Comercial Amazonense (ACA).

Mineração

Na terça-feira (9/5) a Sedecti conduziu a 4ª reunião da Câmara Setorial de Recursos Minerais. A reunião teve como finalidade discutir questões cruciais para o fortalecimento do setor de mineração e para aprimorar o estado.

A Câmara tem como objetivo principal incentivar o desenvolvimento sustentável do setor mineral no Amazonas, promovendo diálogos e debates entre representantes da indústria, do governo e da sociedade civil, com o intuito de encontrar soluções para os desafios enfrentados pelo setor.

Durante o encontro, foi formado um grupo de trabalho composto pelas seguintes instituições: Sedecti, Secretaria Executiva de Mineração, Energia, Petróleo e Gás (Semep), Agencia Nacional de Mineração (ANM), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM/SGB), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Associação Amazonense dos Municípios (AAM), a Potássio do Brasil, Focos e Taboca.

Estiveram presentes na reunião o secretário de Mineração, Energia, Petróleo e Gás, Marco Antônio Villela, a secretária das Câmaras Setoriais, Ana Velloso, o diretor de mineração da Fieam, Renato Bonadiman, a representante do Ipaam, Maria do Carmo Neves e o presidente da AAM, Anderson Sousa.

Texto: Calebe Nascimento

FOTOS: Frank Sena/Sedecti, Vitória Lima/Sedecti

Contato para a imprensa: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação: Asafe Augusto (92 98402-0280 – WhatsApp)