Sedecti apresenta Programa “Jovem na T.I” para Federação das Indústrias do Estado do Amazonas

Programa tem como objetivo formar desenvolvedores de forma expressa visando diminuir crise de mão de obra

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), recebeu na última sexta-feira (16/12), a gerente de negócios da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Elaine Garcia, para apresentar a ela, o Programa Jovem na T.I que objetiva formar novos desenvolvedores nas áreas de Front-End, Back-end, data science, mobile, game e devOps.

O projeto foi idealizado pela equipe do Departamento de Extensão Tecnológica e Inovação da Secretária Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/Sedecti).

“O objetivo do programa é formar desenvolvedores de forma rápida e com as características  para preencher as mil vagas que a indústria tem ociosa hoje em Manaus. É uma formação de alta especificidade pois objetiva que  os jovens se encaixem e consigam ingressar no mercado de trabalho”, explica o chefe do departamento, Vitor Hugo Schunemann.

De acordo com Schunemann, o público-alvo do programa são secundaristas e também recém-egressos.

“A ideia é capacitá-los nesta área que vem crescendo nos últimos anos. O projeto também conta a proposta de uma bolsa de estudos para incentivar e evitar futuras desistências de alunos”, explicou.

A reunião com a gerente da Fieam, objetivou tentar estabelecer uma parceria para que a Federação intermedie conversas entre o Governo do Estado do Amazonas e empresas da área de informática.

“Esperamos contar com o setor privado neste programa pois ele irá gerar mão de obra especializada para ingresso nas próprias empresas”, disse o chefe do departamento.

Também estavam presentes na reunião, o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Herval, o chefe Departamento de Políticas de Inovação Indústria, Victor Hugo Ferreira Andrade; o Gerente de Extensão Tecnológica e Inovação, Paulo Neto e a Gerente de Política de inovação Industrial, Karla Arakaki.

Assessoria de Comunicação