Sedecti e Instituto de Pesquisas Tecnológicas falam sobre parceria para projetos de impacto social

Representantes do IPT, um dos maiores institutos de pesquisa do Brasil, solicitaram apoio do Governo do Amazonas

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) recebeu, na manhã desta terça-feira (06/12), a visita dos representantes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e, há 123 anos, colabora para o processo de desenvolvimento do País.

Os visitantes foram recebidos pelo titular da Sedecti, Angelus Figueira, pelos secretários executivos, Valdenor Cardoso e Luiz Herval (Ciência, Tecnologia e Inovação), e pela equipe técnica da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) da Sedecti.

Durante a reunião, os representantes do IPT anunciaram que estão em vias de instalação em Manaus. E que já iniciaram um ciclo de conversas com vários órgãos e entidades locais.

“Ter o apoio da Ciência nestas condições é fundamental para o Amazonas. É realmente um apoio substancial para o Estado. E queremos estreitar, cada vez mais, esta parceria. Seguimos à disposição para estas construções”, disse o titular da Sedecti, Angelus Figueira.

O Instituto informou que em breve irá instalar uma sede em Manaus, por isso busca parcerias para projetos de impacto social.

“Os representantes do IPT buscam, junto à Sedecti, um ponto focal para trabalhar em parceria com informações que irão colaborar para a construção de projetos de impacto social para a nossa região. Estamos muito contentes com essa reunião e com essa parceria que vem agregar muito no segmento de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para o Amazonas”, revelou o secretário executivo Luiz Herval.

Para o secretário executivo, Valdenor Cardoso, a visita do Instituto de Pesquisas Tecnológicas é muito importante para constituir parcerias que irão fortalecer as atividades econômicas do Amazonas.

“O Instituto apresenta um portifólio de serviços, que vão desde planejamento tecnológico, suporte as indústrias e metodologias de capacitação tecnológica”, enfatizou.

Segundo Cardoso, as ações vão ao encontro das prioridades do governador Wilson Lima, no desenvolvimento e fortalecimento de vetores como ciência e tecnologia, mineração, petróleo e gás, comércio, empreendedorismo e outras linhas programáticas que a Sedecti vem trabalhando.

IPT

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas é um dos maiores institutos de pesquisa do Brasil e conta com laboratórios capacitados e equipe de pesquisadores e técnicos altamente qualificados, atuando basicamente em quatro grandes áreas – inovação, pesquisa e desenvolvimento; serviços tecnológicos; desenvolvimento e apoio metrológico, e informação em tecnologia.

Atento às necessidades dos setores público e privado, o IPT provê soluções e serviços tecnológicos, as quais visam aumentar a competitividade das empresas e promover a qualidade de vida. Por meio de oito unidades de negócios, o Instituto atua de forma multidisciplinar, contemplando os mais diversos segmentos como: energia, transportes, petróleo & gás, meio ambiente, construção civil, cidades, saúde e segurança.