Governo do Amazonas participa de lançamento de edital para nova gestão do CBA

Chamamento faz parte da segunda fase do processo de qualificação de uma Organização Social que fará a gestão do novo Centro

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), participou do lançamento do edital para o chamamento público de seleção e qualificação para gestão do novo Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). O evento ocorreu no último dia 6 de maio, de forma híbrida, no auditório da entidade, localizada no Distrito Industrial, zona sul de Manaus.

O secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, Luiz Herval, participou do evento representando o governador Wilson Lima. Na oportunidade, ele comentou que o Amazonas está em um momento de união e parcerias para o desenvolvimento local da ciência e tecnologia.

O atual gestor do CBA, Fábio Calderaro, explicou que, “o edital faz parte da segunda fase do processo de qualificação de uma Organização Social que fará a gestão do novo Centro, por meio de um contrato de gestão com o Ministério da Economia.

“Queremos que o CBA seja um agente integrador desse ecossistema de inovação, gestão e negócios, recebendo encomenda tecnológica e transferindo tecnologia para as indústrias, empresas de base tecnológica, as agroindústrias e também para os empreendedores agroflorestais”, sinalizou Calderado.

O lançamento do edital também contou com a participação de representantes Superintendência da Zona Franca de Manaus, do atual gestor do CBA, Fábio Calderaro; do reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga; do secretário municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Radyr Oliveira Júnior que na oportunidade representou o prefeito de Manaus David Almeida; do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva e do deputado federal pelo Amazonas, Capitão Alberto Neto.

Prazo

O edital está publicado no site do Ministério da Economia, as propostas das entidades interessadas devem ser entregues entre os dias 20 e 25 de junho de 2022.

O edital pode ser acessado pelo seguinte link: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2022/maio/economia-abre-selecao-para-entidades-interessadas-na-gestao-do-centro-de-bionegocios-da-amazonia

*Com informações da Suframa