20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Governo do Amazonas apresenta projetos para 2024

O evento visou popularizar a ciência de forma inovadora, estimulando a curiosidade e incentivando a discussão das implicações sociais da Ciência pela população.

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), apresentou os trabalhos realizados e os projetos de incentivo à inovação e à expansão regional para 2024 na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) nesta terça-feira (21/11), durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), na sede do Governo, bairro Compensa, zona Oeste.

Com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, Jeibi Medeiros, explicou que SNCT visa popularizar a ciência por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

“O tema deste ano tem o olhar importante da ciência voltada para o desenvolvimento com forte inclusão social. O objetivo é mobilizar a população em torno da ciência, que é uma ferramenta com geração de valor de riquezas e bem-estar. Enxergamos as CT&Is como vetor de desenvolvimento econômico e social do nosso país como um todo e estes diálogos são importantes para criarmos um ecossistema de inovação, que é a determinação do governador Wilson Lima e secretário Serafim Corrêa”, declarou Jeibi.

Entre os projetos, segundo o secretário Jeibi, que serão dados em continuidade em 2024 para incentivo à inovação e expansão regional estão o Parque Tecnológico BIO&TIC, a Dinâmica dos Rios, o Parque Tecnológico Alto Solimões, o projeto Curauá e outros.

Fórum Estadual
Na ocasião também foi realizada a 15ª reunião do Fórum Estadual de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa, que proporcionou a troca de experiências em colaboração com as Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado, em favor do desenvolvimento do CT&I.

Durante o encontro, a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales Mendes Silva, apresentou que de 2019 a 2023, já foram investidos quase R$ 600 milhões para apoiar a formação de recursos humanos altamente qualificados, em auxílio à pesquisa e no desenvolvimento de projetos científicos na capital e interior, e em ações afirmativas, de acordo com o Plano Plurianual 2020-2023 do Amazonas.

“A Fapeam financia mais de 12 mil projetos de pesquisa, e conta com um crescente orçamento do tesouro estadual para a área de CT&I. Isso permite ao cientista amazonense pesquisar e ter o seu projeto financiado, especialmente em áreas estratégicas para o Amazonas, e mais do que isso, ser valorizado e ser reconhecido no seu próprio estado”, disse a diretora-presidente da Fapeam.

Márcia Perales destacou, ainda, que hoje a Fapeam está presente nos 62 municípios do Amazonas e no período de 2019 a 2023 lançou mais de 110 editais, desses 35 inéditos. Para interiorização da ciência, por meio das três edições do Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter, Painter + e Painter Infra CT&I), foram destinados mais de R$ 10 milhões para fomentar projetos de pesquisas. A Fundação é a quinta agência de fomento no mundo que mais investe em pesquisas sobre a Amazônia.

O diretor de Relações Empresariais e Institucionais do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Amilton Bezerra, declarou que uma das determinações do governador Wilson Lima é fortalecer as oportunidades de trabalho e renda para os amazonenses com o avanço da CT&I.

“Um dos desafios dados pelo governador é a implantação da internet das coisas, que as pessoas aprendam a usar todas essas ferramentas interligadas para que, a partir daí, elas possam trabalhar com mais velocidade, qualidade e eficiência, então é esse é um dos propósitos do Cetam”, afirmou Bezerra, que acrescentou que o Governo do Amazonas dobrou a quantidade de escolas próprias e prédios do Cetam, além disso, já qualificou mais de 10 mil pessoas neste ano.

Fotos: Bruno Leão/Sedecti