PPA Participativo recebe mais de 8 mil sugestões em uma semana

Implementado pela Prodam e operacionalizado pela Sedecti, site receberá sugestões até 9 de junho

A consulta pública do Governo do Estado para a construção do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2024-2027 registrou, em todo o estado do Amazonas, 3.396 participações e 8.194 sugestões, até as 9h desta terça-feira (30/05).

Implementado pela Processamento de Dados Amazonas (Prodam), o site www.ppaparticipativo.am.gov.br receberá sugestões da sociedade até 9 de junho deste ano. 

Todos os amazonenses podem contribuir para a elaboração de políticas públicas de diversas áreas como saúde, educação, segurança e demais setores da sociedade. Cada cidadão pode indicar até três prioridades de ações de Governo por área.

Operacionalizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), a construção do PPA participativo passa por componentes fundamentais como diretrizes estratégicas, que agregam grandes metas que se quer atingir, tal como qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e a modernização da gestão pública, que se desdobram em objetivos de Governo.

Ferramenta tecnológica 

Segundo Abel Neto, gerente de sistemas da Prodam, o site PPA Participativo reforçou a segurança dos dados e passou por atualizações para atender aos novos requisitos da Sedecti. 

“Trabalhamos na atualização de toda infraestrutura, desenvolvimento e, também, na implementação do novo layout do site. A área de resultados também foi reformulada com a inclusão de filtros por áreas e municípios, visando facilitar a extração dos dados coletados”, detalhou. 

Outro destaque do site do PPA Participativo é a atualização instantânea da página do ranking da Consulta. 

“Além de acompanhar o número de participações e sugestões recebidas, o cidadão amazonense consegue visualizar as sugestões mais solicitadas, tudo em tempo real”, detalhou Neto. 

Comparativo

O Plano Plurianual Participativo (PPA) 2020-2023 contou com 4.044 participações e recebeu 12.650 sugestões. Educação Transformadora, Saúde Integral e Infraestrutura e Logística de Integração foram as áreas que mais receberam sugestões. No comparativo, as 3.249 participações e 7.774 sugestões no PPA Participativo 2024-2027, em menos de 7 dias, é um forte indicador de que este ano a contribuição da sociedade neste processo será muito maior.

FOTO: Divulgação

Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Processamento de Dados do Amazonas (Prodam): Isabela Castro (99127-4672 e isabela@prodam.am.gov.br).