Câmara da Agroindústria retorna discutindo melhorias para o segmento no Amazonas

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), do Governo do Estado, promoveu a 138º Reunião da Câmara Setorial da Agroindústria, na última sexta-feira (28/04), com a participação de autoridades para discussão de melhorias para o segmento no Amazonas.

O o chefe do Departamento de Diversificação Econômica da Sedecti (DDE) e responsável pela Câmara Setorial da Agroindústria, Sandro Amazonas, explicou que o objetivo a ser seguido por esse trabalho é buscar a valorização do segmento, começando pelo pequeno produtor rural, estabelecendo e elevando a cadeia de valor ao que é produzido.

“A reunião foi bem proveitosa. Nós fizemos a apresentação dos arranjos locais mostrando que eles são a base para organizar as cadeias produtivas para que a agroindústria tenha matéria prima para processar. Porque o problema hoje da agroindústria é que não tem matéria prima. E também estamos falando um pouco sobre uma forma de monetização mais justa em relação ao produtor que às vezes recebe um recurso pequeno”, explicou.

Sandro destacou o envolvimento de instituições financeiras para viabilizar recursos para o desenvolvimento dos produtores, como a Afeam, Basa, Sicoob entre outros.

Esta foi a primeira reunião da Câmara da Agroindústria de 2023 e contou com a participação do Presidente da Faea, Muni Lourenço, do Coordenador-Geral de Análise e Acompanhamento de Projetos Agropecuários – Suframa, Flávio Ramos, assessor de gabinete da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Sebastião Guerreiro, José Elenilson da Embrapa, Edson Ferreira do BASA e Merched Chaar da OCB.

Fotos: Divulgação/Sedecti