Câmara setorial debate melhorias para o setor de turismo do Amazonas

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), do Governo do Amazonas, realizou, na última sexta-feira (14/04), a 136ª reunião da Câmara Setorial do Turismo. O encontro contou com a presença de representantes da área para debater propostas que visam o fortalecimento do turismo no Estado do Amazonas.

A reunião, que foi organizada pela Secretaria das Câmaras Setoriais, teve como objetivo atender as demandas do setor de turismo e discutir ideias de como alavancar o turismo na capital e no interior do Estado.

“Depois de muitos anos, estamos reativando as câmaras setoriais do Governo do Estado e fizemos a primeira reunião dessas câmaras abrangendo a área de turismo. A ideia é trabalhar temas que possam solucionar os desafios do setor e trazer mais movimento para a economia, melhorando a renda das pessoas que trabalham e vivem do turismo em nossa região”, explicou o Chefe de Departamento de Atração de Investimentos e Comércio Exterior da Sedecti, Sidnei Magalhães.

A Câmara Setorial de Turismo é uma importante instituição que tem como objetivo promover o turismo local e garantir o desenvolvimento sustentável do setor, contribuindo para a geração de emprego e renda e para a valorização da cultura e dos recursos naturais da região. Durante a reunião, o representante da Amazonastur, Ruy Mendonça, apresentou indicadores técnicos sobre a movimentação de turistas e de diversos segmentos do turismo, como a pesca esportiva e o turismo de natureza, além da movimentação de dinheiro no Estado entre 2018 e 2022.

“A câmara setorial do turismo é um órgão muito importante do ponto de vista consultivo para apresentação e até direcionamento das políticas públicas do turismo no Estado do Amazonas”, ressaltou Mendonça.

A reunião foi uma oportunidade importante para que os representantes do setor de turismo pudessem discutir questões relevantes e apresentar sugestões para o fortalecimento do turismo no Estado. Com a reativação das câmaras setoriais do Governo do Estado, espera-se que haja um maior engajamento e colaboração entre os diferentes segmentos do setor de turismo, visando a melhoria da economia e da qualidade de vida das pessoas envolvidas com o turismo no Amazonas.

Também estiveram Rodrigo Zamperlini, representante da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Roberto Bulbol da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio).

Texto: Calebe Nascimento/ Sedecti

Foto: Vitória Lima/ Sedecti