Em reunião na Sedecti, Agência de Comércio e Desenvolvimento dos EUA sinaliza interesse em parceria com Governo do Amazonas

Representante da USTDA informou que agência está aberta para novas propostas de parceria nos eixos prioritários no estado

Em reunião na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), a Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos (USTDA, na sigla em inglês), do governo federal norte-americano, sinalizou interesse em firmar parceria com o Governo do Amazonas. O encontro teve a participação do secretário titular da Sedecti, Jório Veiga, e do representante da USTDA no Brasil, Roberto Mota.

Na reunião, realizada na última semana, Roberto Mota apresentou as modalidades de parceria público-privada e investimentos em projetos estruturais que podem ser contemplados para o desenvolvimento do Amazonas no âmbito da USTDA. O encontro teve ainda a participação do chefe do Escritório de Representação do Amazonas em São Paulo (ERGSP), Alfredo Albuquerque Lins, e da equipe do Departamento de Atração de Investimentos e Comércio Exterior (Daice).

Na reunião, o secretário Jório Veiga reforçou a importância de desenvolver projetos de infraestrutura, telemedicina, diversificação de matriz econômica, defesa civil e monitoramento ambiental.

“Temos diversas áreas que poderiam se beneficiar com a melhoria da infraestrutura digital, que permitirão maior alcance da população do Amazonas a serviços essenciais, como: saúde, educação e defesa civil. É importante estudar quais projetos poderiam ser desenvolvidos para garantir a ampliação desse acesso”, pontuou Veiga.

O representante da USTDA esclareceu que a Agência está à disposição para ouvir novas propostas do governo amazonense.

“A Agência já tem experiência de apoiar grandes projetos no estado do Amazonas e está aberta a ouvir novas propostas de parceria dentro dos eixos prioritários estabelecidos pelo Governo”, sinalizou Mota.

Para Alfredo Lins, chefe do ERGSP, o estreitamento do relacionamento entre o Governo do Amazonas e potenciais parceiros para atração de novos investimentos para o Estado, como, por exemplo, a Câmara de Comércio Brasil-EUA, é de grande importância para o Amazonas.

“Existem diversas áreas de interesse mútuo que podem ser exploradas, tais como o turismo e a indústria”, avaliou Lins.