EUA dialogam com a Sedecti sobre o interesse em expandir o apoio a projetos no Amazonas

Em reunião na Sedecti, o representante da Agência dos Estados Unidos, Rodrigo Mota, afirma que há potencial para a expansão de projetos por meio de recursos a fundo perdido

Em reunião nesta terça-feira (19/03), na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), o representante da Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA), Rodrigo Mota, demonstrou o interesse em expandir o apoio a projetos no Amazonas, nas áreas de desenvolvimento econômico e tecnológico, por meio de cooperação institucional.

O secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Igrejas, que liderou a reunião, destacou os principais benefícios que podem ser adquiridos a partir da parceria com a USTDA, como por meio do fundo perdido, que é quando o Governo Federal ou Instituições Privadas literalmente concedem recursos financeiros a empresas ou pessoas físicas sem exigir a devolução do montante.

“Por meio do fundo perdido, torna-se possível a elaboração de projetos nos quais podemos captar recursos do setor privado para a implementação em diversas áreas, desde tecnologia da informação até transporte e saúde. É muito importante contarmos com o apoio do governo dos Estados Unidos, e agora vamos buscar desenvolver projetos que possam beneficiar a população”, declarou.

Ampliação de projetos

A USTDA é uma agência vinculada ao governo dos Estados Unidos, cujo objetivo é financiar projetos voltados para os setores tecnológico e financeiro de países em desenvolvimento. No Brasil, a agência possui uma história de atuação de mais de 30 anos. O representante Rodrigo Mota ressaltou as atividades da USTDA no Amazonas e destacou sua importância para o estado.

“Nós já apoiamos dois grandes projetos daqui do Amazonas, sendo um na área de tecnologia da informação e outro na área de saneamento. Porém, há potencial de nós expandirmos através de nossos recursos a fundo perdido. Tive excelentes reuniões no setor de energia com entidades públicas e privadas, e acredito que exista grande potencial de nossa agência despender mais recursos e avançarmos nossos programas aqui”, pontuou.

O chefe do Escritório de Representação do Governo do Amazonas em São Paulo (ERGSP), Alfredo Albuquerque, afirmou a importância das cooperações técnicas desenvolvidas entre o Estado do Amazonas e os Estados Unidos como forma de construir caminhos que possam corroborar com o desenvolvimento mútuo.

“É importante destacar a relevância dos Estados Unidos pois, em matéria de expertise e conhecimento, só tem a agregar muito mais valor aos projetos que conseguirmos desenvolver aqui. É claro que qualquer projeto desenvolvido no Amazonas vem revestido de uma série de particularidades que a maior parte do mundo desconhece. Porém, podemos utilizar o que os Estados Unidos têm de melhor, adaptarmos para o que temos em nossa realidade e construir essa parceria para que ambos aprendam e se desenvolvam”, ressaltou.

Participaram também da reunião o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jeibi Medeiros; a secretária-executiva adjunta de Relações Institucionais, Tayana Rubim; e o chefe do Departamento de Atração de Investimentos e Comércio Exterior (Daice), Sidnei Magalhães.