Governo do Amazonas acompanha apresentação de novo projeto para atendimento de áreas remotas

Projeto pode dar agilidade a ações de ajuda humanitária no Amazonas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), participou de reunião de alinhamento capitaneada pelo Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores na Região Norte (Erenor), e que contou com a apresentação realizada pela empresa Straightline Aviation, para a busca de uma nova forma de atender comunidades remota. O encontro ocorreu, nesta quarta-feira (03/05), na sede da Suframa, no Distrito Industrial, zona Sul.

O novo projeto, ainda em estágio embrionário e de levantamento de informações, visa a utilização de um dirigível híbrido criado para otimizar a acessibilidade e a conectividade em locais remotos. Segundo a empresa, o veículo conta com baixa emissão de carbono e pode transitar por vias aéreas em qualquer turno, tendo autonomia de até três dias e não necessita de aeroportos.

A secretária Executiva Adjunta de Relações Institucionais (Seari) da Sedecti, Tayana Rubim, destacou que o Governo do Estado está disponível para fazer parte desta discussão, seguindo as recomendações do governador Wilson Lima, de dar acesso a melhor qualidade de vida aos moradores do interior, até nos municípios mais distantes, assim como aos povos indígenas no Estado do Amazonas.

“O Estado tem interesse em assistir as pessoas de uma melhor maneira nessas áreas com pouca acessibilidade e o Governo tem se empenhado em sempre encontrar meios para isso. Estamos à disposição para colaborarmos e integrar o Grupo de Trabalho que vai verificar a possibilidade do projeto”, disse a secretária executiva.

Ela ressaltou que o Governo, como um todo, deve entrar no debate e na construção do estudo de viabilidade técnica, com levantamento de informações das regiões mais necessitadas, possibilitando na agilidade de prestações de serviços sociais e de saúde, principalmente.

A ministra chefe do Escritório de Representação do Itamaraty na Região Norte, Maria Deize Camilo Jorge, afirmou que pretende incentivar a formação de um Grupo de Trabalho, que será criado para contribuir com a elaboração de um estudo de viabilidade técnica, econômica e de logística do projeto por parte da empresa Straightline Aviation.

“Eu só vejo coisas fantásticas com esse projeto, atendendo a questão social e industrial. Devemos primeiro realizar esse estudo para a viabilidade desta ação, pois precisamos sanar todas as dúvidas referentes a como esse trabalho pode ser desenvolvido nesta região ”, disse a ministra que também pretende fomentar o debate junto a outras áreas das esferas pública e privada.

Lembrando do que ocorreu com indígenas do povo Yanomami, o ministro da Carreira Diplomática de Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro, salientou que um equipamento como o dirigível híbrido poderá auxiliar o poder público a garantir, com agilidade, assistência, levando alimentos, remédios e serviços essenciais, sem criar prejuízos às indústrias que trabalham com logística no Brasil.

“É importante que se entenda que o dirigível pode ser multiuso e complementar. Nossa intenção não é substituir empresas que aqui já atuam, mas melhorar a prestação dos serviços essenciais”, afirmou.

O dirigível já está sendo testado em outros países pela Comissão Econômica para a América Latína e o Caribe (Cepal), e, de acordo com o CEO da Straightline Aviation, Mark Dorey, o equipamento suporta 19 pessoas e 20 toneladas de carga, servindo de instrumento de ajuda humanitária.

Também participaram da reunião, Adamilton dos Santos Mourão, representando o Comércio Exterior da Suframa, o coordenador do Núcleo Estadual de Fronteira do Governo do Estado (Niffam), Guilherme Vilagelim, representantes do Cepal e da Straightline Aviation.

FOTOS: Frank Sena/Sedecti

Contatos para a imprensa: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação: Asafe Augusto (92 98402-0280 – WhatsApp)