Governo do Amazonas amplia divulgação de plataforma gratuita de CTI para o Amapá

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), ampliou para o Estado do Amapá, a divulgação da Rede de Recursos Humanos e Inteligências para a Sustentabilidade da Amazônia (Rede Rhisa), implementada pelo Instituto Acariquara com a cooperação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e com aporte financeiro do Instituto Clima e Sociedade (ICS).

O evento ocorreu na última terça-feira (7/2), em Macapá, reunindo toda sociedade científica do Amapá. A plataforma tem a finalidade de promover uma conexão com pesquisadores e entidades, por meio de uma plataforma gratuita voltada para a divulgação e a promoção de projetos e soluções no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia.

“Ficamos felizes em receber o convite para acompanhar a rede Rhisa na agenda do Estado do Amapá, visto a importância do olhar do Governo do Estado. Para perspectivas futuras, e como retorno desta viagem, a Sedecti pretende estreitar os laços com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) do Estado do Amapá, tendo como objetivo contribuir com o ecossistema econômico, ambiental científico e tecnológico dos estados do Amazonas e Amapá”, afirmou Milena Costa, assessora técnica do Departamento de Políticas Públicas da Sedecti.

O coordenador da Rede Rhisa, Henrique dos Santos Pereira, ressaltou a importância da divulgação da plataforma no Amapá. “Entendo que a rede Rhisa e os demais parceiros, sendo: Governo do Estado, pesquisadores e instituições de diversas frentes de pesquisa, precisam estar conectados”, pontuou.

“A nossa avaliação é que nós temos uma boa rede de pesquisa, ciência e inovação, há uma produção muito relevante de doutores, pós-doutores e mestres, mas temos um problema de fazer toda essa relevância chegar de forma mais concreta a toda sociedade. Esse levantamento da Rhisa se associa com aquilo que temos defendido aqui, que temos que divulgar melhor, fazer entregas melhores para sociedade e contribuir para o desenvolvimento e industrialização da região”, ponderou o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) do Amapá, Edivan Barros de Andrade, que também afirmou que o Amapá tem interesse em firmar parcerias com o Governo do Amazonas nesse sentido.

Fotos: Nataly Rabelo/Rede Rhisa

Informações para a imprensa: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação: Asafe Augusto (92 98402-0280 – WhatsApp) e Camila Ferreira (92 99216-3163).