Governo do Amazonas assina termo de adesão ao Conselho Gestor do Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões

As próximas fases consistem em buscar investidores para avançar na construção do Parque

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), assinou, nesta terça-feira (05/03), o termo de adesão ao Conselho Gestor do Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões (PaCTAS), que vai subsidiar todas as discussões necessárias para a implementação do parque, com o intuito de institucionalizar a iniciativa e proporcionar segurança jurídica aos envolvidos no processo. A cerimônia foi realizada no auditório da Sedecti, localizado no bairro Cachoeirinha, zona Sul.

O conselho está composto por seis membros, tendo como presidente o titular da Sedecti, Serafim Corrêa; como vice-presidente, o secretário-executivo da Sedecti, Jeibi Medeiros; e mais três membros: um representante da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); outro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); e outro do Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

Após a assinatura, os documentos foram encaminhados à Casa Civil para decreto governamental, com o objetivo de institucionalizar o Conselho Gestor. De acordo com o secretário-executivo da Sedecti, Jeibi Medeiros, que presidiu a reunião, as próximas fases consistirão em buscar investidores para avançar na construção do Parque.

“Com a assinatura do termo, o grupo vai poder ficar, de forma coesa, trabalhando nas ações para desenvolver a criação desse parque. As ações já estão acontecendo. O que a gente fez hoje é juntar os grupos e formalizar algumas pequenas ações. Primeiro, reuniões sistemáticas trimestrais para poder definir o que vai ser feito nos próximos passo”, explicou Medeiros.

O PaCTAS
Conforme o secretário-executivo da Sedecti, o PaCTAS vai contribuir para a criação e fortalecimento de novos negócios voltados para a geração de valor dos produtos amazônicos, a partir do uso sustentável da biodiversidade da região. A iniciativa já recebeu aporte financeiro do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Além disso, possui equipamentos para laboratórios, sete núcleos de pesquisa vinculados, uma Incubadora de Negócios (inPactas), além de nove Startups pré-incubadas.

“O PaCTAS vai poder captar negócios. Estamos hoje captando alguns recursos para poder dar início ao trabalho. Nós já temos o terreno que está em uma ação em conjunto com a Suframa. Então vamos poder oferecer serviços e pesquisas usando o material que a Amazônia tem vastamente”, acrescentou Jeibi.

A ideia, segundo ele, é trabalhar com desenvolvimento e comercialização de produtos de alto valor agregado como biocosméticos, fitoterápicos e alimentos nutracêuticos, elaborados com insumos da Amazônia e com alta demanda de mercado no Brasil e no exterior

De acordo com o coordenador da Agência de Inovação da UEA, Washington Filho, esta é uma importante etapa para as áreas mais remotas do estado com a criação do PaCTAS que vai levar inovação tecnológica. “A contribuição da UEA, por meio da Agência de Inovação, é participar do conselho consultivo, para ter a institucionalização de todas as instituições públicas que têm mais força dentro do estado, que seriam Ufam, Ifam e UEA, junto com a Sedecti, para poder nós promovermos inovação”.

Parceria com a Suframa
O Parque está em fase de implementação, e um dos avanços foi o acordo com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) para a concessão do terreno pertencente à autarquia, onde está localizada a Área de Livre Comércio de Tabatinga (a 1108 quilômetros de Manaus). A área possui 27 mil metros quadrados em um terreno de 180×150 metros.

FOTOS: Bruno Leão/ Sedecti

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti): Rebeca Mota (92 98433-6251)