Governo do Amazonas defende ZFM em debate com bancada da agricultura no Ministério da Fazenda


O titular da Sedecti, Pauderney Avelino, participou da discussão sobre a reforma tributária que ocorreu em Brasília, na terça-feira

O Governo do Amazonas defendeu, mais uma vez, as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus (ZFM) na Reforma Tributária. O debate ocorreu durante reunião entre o secretário Extraordinário da Fazenda, Bernard Appy, e a bancada de deputados federais da frente parlamentar de agricultura, na terça-feira (14/03), em Brasília. O Amazonas foi representado pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Pauderney Avelino.

A ação, em defesa dos interesses econômicos do Estado, segue as diretrizes determinadas pelo governador Wilson Lima para manutenção e ampliação dos investimentos e, também, geração de emprego no Amazonas.

Conforme Pauderney, o modelo ZFM é citado por diversos parlamentares de outros Estados nos debates sobre a reforma tributária e, por isso, é necessário seguir as articulações políticas para buscar soluções.

“A pedido do secretário Bernard Appy, dei o testemunho de que estamos construindo, debatendo a Zona Franca de Manaus e buscando uma solução para ela”, disse.

Avelino ressaltou que há uma resistência política em relação a matriz econômica do Amazonas, mas assegurou que a ZFM é o único modelo de desenvolvimento regional que deu certo e não pode ser deixado de lado, pois gera mais de 100 mil empregos diretos e indiretos, além de no último ano ter registrado um faturamento de aproximadamente U$ 34 bilhões.

“A reforma é complexa e muda radicalmente a forma do sistema tributário brasileiro. E nós estamos tentando buscar uma solução pela via da política; e vamos continuar trabalhando em busca das soluções com a equipe de técnicos do Amazonas e de Brasília”, destacou.

FOTO: Arquivo/Secom

Informações para a imprensa: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação: Asafe Augusto (92 98402-0280 – WhatsApp)