Governo do Amazonas reforça parceria com empresa Michelin para incentivo à produção de borracha nativa da região

Vice-governador Tadeu de Souza visitou fábrica do grupo em Manaus, onde conheceu projetos de produção sustentáveis

O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, esteve na fábrica Michelin, localizada na AM-010, quilômetro 22, onde conheceu o processo de produção dos pneus. Na visita, foram apresentados os trabalhos sustentáveis da empresa e as metas do Governo do Estado, para estimular a produção de borracha nativa da Amazônia.

“Essa é uma visita de cortesia, representando o governador Wilson Lima, e nosso objetivo é fortalecer as relações institucionais e conhecer a finalização de um arranjo produtivo eficiente que resulta na produção de pneus, e repercute para o mundo o efeito transformador da responsabilidade socio ambiental com a floresta do Amazonas”, salientou o vice-governador Tadeu de Souza.

Estiveram presentes na visita, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Pauderney Avelino, o secretário de Estado de Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães Júnior, e gestores da Michelin, da WWF e do Memorial Chico Mendes.

O secretário Pauderney Avelino destacou a produção de commodities como a borracha, o açaí e o pescado, além dos investimentos em Manicoré que estão previstos, para tornar o município um projeto piloto de desenvolvimento neste setor.

“Não tem como avançarmos sem a parceria privada, e de mãos dadas com o Governo do Estado podemos avançar, atrair seringueiros para voltar a produzir e assim desenvolver nosso Estado no interior, com atividades legais e uma alternativa viável de geração de renda”, explicou Pauderney Avelino.

A Michelin emprega mais de 1.100 pessoas na unidade em Manaus, sendo 18% mulheres. O foco do grupo é a sustentabilidade, com a missão de cuidar do planeta, das pessoas e da diversidade.

Dentre os projetos socioambientais da empresa Michelin está a aquisição da borracha da região, a qual promove o engajamento dos consumidores, empresas e o governo, além de ser fonte de renda para as comunidades produtoras.

Entre as empresas parceiras nesta iniciativa, que remonta a 2018, e deu resultados mais robustos em 2022, fazem parte a WWF, o Memorial Chico Mendes, o Governo do Estado e as empresas de micro crédito, os Parceiros pela Amazônia (PPA) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).

Investimentos

De acordo com a direção da Michelin, a partir de 2020 houve um fortalecimento das associações, articulação para destinação e entrega de kits seringueiros com a Sepror, além do adiantamento para as associações fazerem o pagamento para o seringueiro, logística custeada para a sede do município e mobilização das câmaras municipais para subsídios, entre outros.

Em 2020 e 2021, foram entregues 600 kits seringueiros aos municípios de Lábrea, Manicoré, Canutama, Carauari e Itacoatiara. Já em 2023, foram destinados mais 160 kits, para Lábrea, Humaitá, Boca do Acre e Pauini.

Dentro das ações estruturantes do Plano Safra 23/24, serão investidos R$ 800 mil em recursos, para aquisição de materiais e equipamentos necessários para a extração de látex.

Resultado

No Safra de 2022, a produção da borracha nativa do Amazonas foi de 67 toneladas, nos municípios de Pauini, Canutama, Eirunepé, Manicoré e Itacoatiara, garantindo emprego e renda de aproximadamente 290 famílias de seringueiros, sendo 7 associações, gerando aproximadamente R$ 770 mil em recursos.

“Estamos firmando esse compromisso de apoiar as entidades e associações, e que possamos, com essa organização, promover o aumento e ampliação da qualidade da nossa borracha nativa”, finaliza o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior.

Fotos: Ricardo Machado/Vice-governadoria

Contatos para a imprensa: Assessoria de comunicação da Vice-Governadoria (SVGV): Maryane Maia (92)99140-6560