Governo do Amazonas reforça Zoneamento Ecológico Econômico para impulsionar economia do interior

Secretarias discutem de forma conjunta a busca de recursos e aplicação do zoneamento em todo território estadual

Integrando as secretarias envolvidas no desenvolvimento econômico sustentável do Amazonas, o Governo do Estado realizou, nesta sexta-feira (31/3), a primeira reunião do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) 2023, na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), na zona Sul de Manaus.

O Zoneamento Ecológico Econômico é um instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, com um processo dinâmico de identificação, controle e avaliação das potencialidades ecológicas, sociais e econômicas do Amazonas. Pela primeira vez em mais de 20 anos a discussão do Zoneamento contou com a participação de quatro secretários de Estado.

Assumindo a presidência do conselho que trata sobre o zoneamento, o secretário da Sedecti, Pauderney Avelino, reforçou o compromisso público do governador Wilson Lima, com o desenvolvimento econômico dos municípios do interior do Estado.

“Essa é uma reunião para darmos seguimento ao que o governador Wilson Lima vem determinando, que é a interiorização da economia. Sem perder de vista o zoneamento, precisamos buscar alternativas que sejam soluções para impulsionar a economia em todo nosso Estado. O desenvolvimento social e econômico do Amazonas só estará completo quando tornarmos o interior protagonista desta ação”, afirmou Pauderney.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Costa Taveira, o trabalho em conjunto entre as secretarias será importante para que o zoneamento saia do papel e seja realizado na prática, alcançando todo o território amazonense.

“Essa reunião é um marco histórico importante, porque para o Meio Ambiente, o zoneamento vai impactar em definição de áreas que são passíveis de proteção ambiental, proteção de áreas que são de interesse de mananciais de água. Isso tudo conectado vai ajudar não só na conservação ambiental, mas também na melhoria da produção da água e na qualidade das chuvas nas áreas de produção, além de melhorar a vida do produtor, saindo da ilegalidade. Estamos juntos para cooperar e cumprir a determinação do governador Wilson Lima de trazer um desenvolvimento sustentável para o nosso Estado”, destacou.

Segundo o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Daniel Borges. “Os nossos produtores precisam de uma segurança jurídica para investir em uma atividade do setor primário. O principal objetivo do Estado com este ZEE é facilitar o licenciamento e a regularização fundiária para que esses produtores tenham acessos a políticas públicas. O Idam por ser um órgão estratégico faz o processo de apoio a este trabalho visando beneficiar o interior do Estado do Amazonas”, afirmou.

As equipes técnicas das secretarias envolvidas estão trabalhando no projeto para buscar recursos em institutos e empresas privadas, além das Casas Legislativas nas esferas estadual e federal, por meio de emendas parlamentares, para somar com os investimentos aplicados pelo Estado.

Participações

Além do secretário Pauderney Avelino, que preside o conselho, também participaram da reunião os secretários de Estado de Meio Ambiente (Sema), Eduardo Costa Taveira; Produção Rural (Sepror), Petrucio Pereira de Magalhães Júnior; Cidades e Territórios do Amazonas (Sect), João Coelho Braga; o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Daniel Borges; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (FAEA), Muni Lourenço, além de representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), do IBGE e institutos privados.

Fotos: Frank Sena/Sedecti

Informações para a imprensa: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação: Asafe Augusto (92 98402-0280 – WhatsApp)