Logística para Operação Industrial no Amazonas é tema de palestra na Sedecti

Conversa sinalizou melhorias necessárias nos sistemas micro e macro de transporte no estado

Como suprir as carências da área de transporte e economia no Amazonas? É possível conciliar infraestrutura com proteção ambiental? O que pode ser feito para solucionar os problemas de entrega e recebimento de produtos no estado? As indagações foram levantadas durante a palestra “Logística para Operação Industrial no Amazonas”, realizada no auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), pelo professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Augusto Barreto, nesta sexta-feira (07/06).

Direcionada a chefes de departamento e gerentes da secretaria, o encontro buscou dialogar com os participantes sobre déficits que permeiam a logística do estado, dado a sua peculiaridade geográfica.

A secretária executiva de Planejamento (Seplan), Lucelisy Borges, comentou que assuntos voltados à infraestrutura do estado serão pautados no Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, que ocorrerá este mês. Uma das premissas do Fórum é, justamente, articular temas que não podem cair no esquecimento ou ficar em segundo plano.

“Por orientação do governador Wilson Lima, com certeza a pauta virá à mesa. Seja no planejamento, na proposta ou como desafio para o governo. Temos de insistir, sempre, em trazer essas problemáticas para discussão. Aprimorar a logística local envolve um sistema complexo, mas é necessário. Dessa forma, nós podemos garantir um desenvolvimento econômico, ecológico e sustentável”, salientou a secretária.

Para o palestrante, é necessário estabelecer mecanismos de defesa para a logística superar os desafios da distância que o Amazonas enfrenta.

“No Amazonas, a distância não pode ser vista como um problema, uma vez que é uma caraterística insolúvel, que não dá para se mudar. O dilema está na falta de delineamento de uma infraestrutura adaptada às particularidades da zona. E quando falo em infraestrutura, me refiro a algo que deve ser pensado para efetivação a longo prazo. Não é um problema que se resolve da noite pro dia, exige paciência e visão ampla”, defende o professor.

Dentre as propostas de melhorias das interfaces no transporte rodoviário, aquaviário, aéreo e ferroviário, Augusto Barreto, frisou a importância em atrelar o desenvolvimento econômico à responsabilidade ambiental.

“Já passamos, há muitos anos, da fase do ‘ou faz um, ou outro’. Agora, contamos com recursos que tornam possível alinhar o avanço nas vias de transporte com a preservação e cuidado florestal. A Sedecti, assim como a Suframa, tem forte potencial para ser um centro de inteligência de logística no Amazonas”, concluiu.

Foto: Ramon Arcanjo/Sedecti