Plenária final da regional Norte traz importantes demandas para contemplar a região com as suas peculiaridades

Pelo menos 500 pessoas participam presencialmente do encontro

A regional Norte da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI) encerrou suas atividades com centenas de contribuições de acadêmicos, pesquisadores, de agentes públicos e da sociedade civil de todos os estados do Norte do Brasil nos quatro eixos estratégicos debatidos.

A região, que tem extensa dimensão territorial de 3.853.676.948 km² e que ocupa 45% do território brasileiro, apresenta suas peculiaridades em relação ao Brasil. E ainda enfrenta diferenças e especificidades entre os próprios estados que a compõem; o que torna ainda mais desafiante o diagnóstico e as propostas que deverão ser elencadas e encaminhadas para a fase nacional da conferência que acontecerá de 04 a 06 de junho, em Brasília.

Pelo menos 500 pessoas participaram, presencialmente, dos debates e discussões nos dois dias da 5CNCTI. Pelo Youtube, o evento também teve grande adesão de pessoas (alcance de 500 visualizações dia) de várias regiões da Amazônia, inclusive das mais longínquas, a exemplo de Benjamin Constant, no Alto Solimões.

Entre as proposições dos participantes, estão:  a promoção da equidade na distribuição de recursos de CT&I; a transformação da Amazônia em base de desenvolvimento tecnológico internacional;  o diagnóstico dos ambientes de inovação e industrialização da Região Norte; plano de salvaguarda dos conhecimentos tradicionais e do patrimônio genético da biodiversidade local; a criação de novo modelo de edital de fomento direcionado aos povos originários e a inclusão de tecnologias sociais nas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento da Amazônia, com participação das redes acadêmicas e movimentos sociais.

Elisângela Lizardo, integrante da Comissão de Organização da 5CNCTI incentivou a participação dos presentes na etapa nacional em Brasília, em junho, e frisou a importância de apoio das gestões, universidades, sindicatos e fundações. “Garantir a presença das pessoas no debate nacional também é importante. Mesmo a conferência não sendo com o intuito deliberativo, será de extrema e valorosa importância essas presenças para traçar a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação até 2030 para todo o Brasil”, salientou.

“Agradeço a todos e todas pelo evento. Manaus foi uma escolha fantástica que pode congregar a todos. Muita gente deu apoio e suporte para a realização deste evento que teve a mobilização de toda comunidade. Vocês por estarem aqui nos ajudaram na construção desse processo”, disse o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jeibi Costa, que encerrou o evento.