Sedecti alinha próximas etapas para implantação de projeto Bioagroindustrial

Previsão inicial é de geração de mais 4 mil empregos e instalação de 20 empresas

O secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, alinhou, nesta terça-feira (16/01), com o prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa, as próximas fases do Distrito Bioagroindustrial da Amazônia – Polo Rio Preto da Eva (Biodarpe), projeto com estimativa para ser implantado em março deste ano e com previsão inicial de geração de mais 4 mil empregos e instalação de 20 empresas. A iniciativa, que envolve os governos estadual, federal e municipal, tem a missão de gerar emprego e renda na Região Metropolitana de Manaus a partir do estímulo à agroindústria e à bioeconomia.

Na reunião, realizada na sede da Sedecti, na avenida Urucará, bairro Cachoeirinha, zona sul, foi apresentada a atualização do projeto. Nas próximas etapas, a Sedecti em parceria com a prefeitura de Rio da Eva, vai preparar uma cartilha de incentivos disponíveis para orientar os empresários que vão se instalar na Biodarpe e realizar um estudo de demanda para buscar potenciais investidores.

“Esse é um projeto palpável, muito importante para a diversificação da matriz econômica do Estado do Amazonas e que vai gerar emprego e renda para a população. Nossa próxima agenda é organizar uma reunião em Rio Preto da Eva com os empresários para apresentar os incentivos fiscais e realizar uma pesquisa com o objetivo de estudar a demanda que os potenciais investidores podem apresentar em relação à sua implantação no Distrito Bioagroindustrial”, destacou o titular da Sedecti, Serafim Corrêa.

O prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa, destacou que serão trabalhadas no Distrito Bioagroindustrial a produção de polpa de frutas, processamento de medicamentos, fitoterápicos, entre outras mercadorias, e a meta é que até o dia 10 fevereiro ser feitas as licitações necessárias para lançar o projeto e dar a ordem de serviço para as empresas trabalharem a terraplanagem e poder construir os galpões.

“Eu fiquei muito feliz em poder aqui discutir com a equipe técnica da Sedecti todos os nossos trâmites do projeto BioDARPE. O governador Wilson Lima, desde o início, tem acompanhado e incentivado este projeto, como também a Suframa, tem nos ajudado a consolidar este ato. E agora com a participação do presidente Lula, nós iremos realizar este grande sonho para o Amazonas e, acima de tudo, para o município de Rio Preto da Eva, que no primeiro momento irá gerar mais de 4 mil empregos diretos com essas indústrias que ali serão instaladas nessa primeira etapa”, destacou.

Texto: Rebeca Mota/Sedecti
Fotos: Vinicius Braga/Sedecti