Sedecti alinha sobre data para transporte da primeira remessa de mudas do curauá para Novo Remanso

A previsão que o transporte seja feito no dia 23 de janeiro

Em reunião realizada nesta quarta-feira (10/01), o Governo do Amazonas, por meio da Sedecti, Sepror, Idam, CBA, Tutiplast e Unifruit, deu início as tratativas sobre a logística das primeiras mudas de curauá. A previsão que o transporte seja feito no dia 23 de janeiro. O destino será na comunidade de Novo Remanso, em Itacoatiara (distante a 176 quilômetros de Manaus), onde será implantado o projeto-piloto de produção de fibra de curauá.

Ainda na reunião foi definido o início do plantio, previsto para o dia 24 de janeiro. A estimativa é realizar o projeto experimental no interior do Amazonas, visando a produção de fibras a serem utilizadas na aplicação industrial.

O curauá é uma planta nativa da Amazônia, cujas fibras, extraídas das folhas, têm diversas aplicações em setores.

Suporte à indústria

A demanda industrial por fibra vegetal de curauá pode tornar o Amazonas um campo fértil para a produção de mudas, a aposta é do Governo do Amazonas, por meio das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e Produção Rural (Sepror).

“O objetivo nesse início é apenas plantar um hectare para fazer um teste, o lançamento será feito em parceria da Tutiplast que quer investir na região com o plantio de curauá, e a Sedecti apoia para regionalizar a produção do Polo Industrial de Manaus (PIM)”, declarou o chefe do departamento de Diversificação Econômica (DDE) da Sedecti, Sandro Ribeiro.

 

Foto: Bruno Leão/Sedecti