Sedecti e Amazonas Energia discutem Sistemas Isolados e políticas energéticas

O plano de obras para a ligação do baixo e médio Amazonas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) também está em pauta

O Amazonas é o estado que tem o maior número de Sistemas Isolados de Energia, totalizando 97, todos sob responsabilidade da Amazonas Energia. Para discutir os desafios e oportunidades relacionados ao setor, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Villela, se reuniu, na última quinta-feira (15/06) com Radyr Gomes de Oliveira, Diretor Técnico do Interior e de Relações Institucionais da Amazonas Energia.

Na reunião, que contou com a participação de representantes do Departamento de Energia da Secretaria Executiva de Mineração, Energia e Petróleo e Gás (Semep), Radyr apresentou o plano de obras da empresa para a ligação do baixo e médio Amazonas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Na ocasião, o diretor destacou a recente interligação dos municípios de Itacoatiara e Parintins ao SIN, ocorrida no dia 14 de junho, e que está em fase de teste para operação.

Outro ponto de discussão foi o programa federal “Mais Luz para a Amazônia”, que tem como objetivo levar energia elétrica às populações residentes em regiões remotas da Amazônia Legal. A Amazonas Energia apresentou os sistemas instalados de placas solares com um conversor/controlador integrado, limitado a 80 kW de carga instalada. Esses sistemas já estão em operação no Lago do Piranha, no município de Manacapuru.

Desenvolvimento sustentável

O encontro também abordou a elaboração da Minuta da Política Energética do Estado pela Semep em conjunto com o Conselho Estadual de Energia. A política tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável, promovendo o uso racional das fontes de energia, a diversificação da matriz energética e o acesso confiável, moderno e acessível à energia limpa e renovável para toda a população.

O trabalho é conduzido pelo Conselho Estadual de Energia (CEE-AM), por meio da Câmara Técnica de Assuntos Legais e aguarda aprovação pela plenária do CEE-AM para ser encaminhado aos órgãos competentes.

Texto: Calebe Nascimento

FOTO: Divulgação/Sedecti.