Sedecti participa de reunião com Serviço Geológico do Brasil, em Brasília

Na pauta, a Plataforma de Planejamento da Pesquisa e Produção Mineral (P3M), e temas relativos à produção de óleo, petróleo e gás natural

Em cumprimento da agendas de trabalho, em Brasília (DF), o secretário em exercício da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Marco Antônio Villela, participou de reunião na última quarta-feira (21/6), na sede do Serviço Geológico do Brasil (SGB)/CPRM, órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME).

A reunião foi presidida pelo Economista Mineral Gilberto Calaes, assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) do (SGB/ CPRM-RJ), e teve como finalidade apresentar à delegação amazonense a Plataforma de Planejamento da Pesquisa e Produção Mineral (P3M), que busca integrar, sistematizar, analisar e difundir conhecimento e aprendizado requeridos para o planejamento estratégico de pesquisa da produção mineral.

Estavam presentes no encontro a Secretária Executiva Adjunta de Relações Institucionais da Sedecti, Tayana Rubim; a técnica da Secretaria Executiva de Mineração, Energia, Petróleo e Gás (Semep), Vanessa Vianna; e o superintendente do SGB/ CPRM em Manaus, Marcelo Batista Motta.

De acordo com Calaes, a P3M apresenta uma série de benefícios como estímulo de investimentos em pesquisa na área de mineração, intensificação da descoberta e avaliação de depósitos minerais e melhoria de índices de sucesso, de custos e de descoberta. Ele destacou a importância do estudo geoeconômico estadual. “Não há desenvolvimento sem expansão do produto e da venda. Estamos nos propondo a auxiliar na etapa básica em moldes que facilitem a preparação do plano estratégico”, afirmou.

“O estudo geoeconômico prevê a interiorização do desenvolvimento e fortalecimento de base federativa; aumento da produção e melhoria dos indicadores de produtividade; geração de riqueza, trabalho e renda; aumento da arrecadação fiscal; melhoria dos saldos da balança comercial e de balança de pagamentos; estímulo à absorção e desenvolvimento de novas tecnologias; promoção e difusão do empreendedorismo e da cultura de capital de risco; melhoria da competitividade e da sustentabilidade da indústria mineral e melhoria da qualidade de vida”, pontuou.

O estudo estratégico apresenta um panorama geoeconômico, indicadores socioeconômicos, infraestrutura, ordenamento do território, cadeias de produção minero-industrial, oportunidades de investimento, repercussões atuais e futuras e diretrizes de ação.

No que diz respeito à energia sustentável, o estudo prevê estratégias dos minerais e transição energética, novas fontes de energias vinculadas à utilização de novos materiais, energia solar e eólica.

Após a apresentação, o secretário Villela ressaltou que o Governo do Amazonas almeja o avanço do Estado.
“O objetivo do governador Wilson Lima é viabilizar o crescimento socioeconômico, a melhoria da qualidade de vida e o bem estar social. Essa é a nossa missão”, enfatizou.