Sedecti promove evento para fomentar parcerias de negócios com representantes do governo do Japão

Objetivo foi apresentar os produtos desenvolvidos pelas startups locais visando possíveis investimentos

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) promoveu, nesta quarta-feira (16/08), uma amostra de negócios de startups do Amazonas para Japan External Trade Organization (Jetro), órgão vinculado ao governo japonês. O objetivo foi apresentar os produtos desenvolvidos pelas startups para possíveis parcerias e investimentos.

O evento foi conduzido pela Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), vinculada à Sedecti, e o Escritório de Representação do Estado do Amazonas em São Paulo.

Jetro é um órgão do governo japonês, vinculado ao Ministério da Economia, Comércio e Indústria, e tem finalidade de identificar, atrair e apoiar investidores estrangeiros para expandir negócios com o Japão.  A organização tem um escritório de representação em São Paulo.

Representantes de oito startups da Incubadoras de Empresas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) apresentaram seus produtos e esclareceram dúvidas da vice-presidente da Jetro-SP, Shizuko Matsudaira, e da coordenadora de pesquisa, projetos de investimentos e inovação da Jetro-SP, Tatiana Nagamine.

“Foi uma grande surpresa conhecer os produtos e serviços que as empresas estão criando já pensando na sustentabilidade, que é um grande tema do governo brasileiro e é um foco do Japão, atrair parcerias de economia verde”, destacou Nagamine.

Tatiana Nagamine acrescenta ainda que, neste primeiro contato, viram grandes oportunidades para inovação e mostrar para empresas japonesas negócios fora do eixo Rio-São Paulo.

De acordo com o secretário-executivo da Secti, Jeibi Medeiros, a secretaria vem trabalhando para trazer entidades para conhecer o estado e seu ecossistema de inovação com objetivo de fortalecer a comunidade de empreendedores e atrair investidores para o estado. “Nós fazemos uma imersão dentro do ecossistema de inovação do Amazonas para os visitantes poderem conhecer e entender onde e de que forma podemos colaborar”, explicou Medeiros.

Também estiveram presentes no evento, a secretária executiva adjunta de Relações Institucionais (Seari) da Sedecti, Tayana Rubim; o secretário chefe da representação do Governo do Amazonas em São Paulo,  Alfredo Monteiro Lins de Albuquerque; a chefe do Departamento de Investimentos e Novos Negócios, Tatiane Martins Simão; e o coordenador geral da Incubadora de Empresas da UEA, Felipe Rocha.

Fotos: Josiane Santos/Sedecti

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti): Josiane Santos (19 99205-0550) e Rebeca Mota (92 98433-6251