Sedecti realiza 27º reunião do Niffam para apresentar a primeira nota técnica na faixa de fronteira do Amazonas

O objetivo da instância é assessorar a atuação do Governo do Amazonas na sua faixa de fronteira

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) lançou, nesta quarta-feira (29/11), durante a 27° reunião dos membros do colegiado do Núcleo de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira do Amazonas (Niffam), a nota técnica sobre Ciência, Tecnologia e Inovação nas fronteiras, que trata sobre as dinâmicas territoriais na Faixa de Fronteira do Amazonas. O evento foi realizado no auditório do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus.

A reunião, presidida pela secretária-executiva adjunta de Relações Institucionais da Sedecti, Tayana Rubim, apresentou o projeto básico da Ação Itinerante nos municípios da fronteira e o resumo das agendas realizadas pelo Niffam no último trimestre.

O coordenador do Niffam, Guilherme Vilagelim, explicou que esta foi uma reunião com diversos órgãos do Estado, federações e institutos para apresentar a nota técnica da dinâmica territoriais na faixa de fronteira do Amazonas, ações realizadas Agosto/Novembro e a definição da data para a 28° reunião ordinária.

Hoje nós tivemos a 27º reunião do Niffam, mostrando um balanço do ano das ações, mobilizações e também o planejamento de mais ações para o ano que vem”, destacou Vilagelim.

O Niffam foi criado pelo Decreto n° 32.729, de 22 de agosto de 2012, e reeditado por meio do Decreto n° 44.473, de 30 de agosto de 2021. O objetivo da instância é assessorar a atuação do Governo do Amazonas na sua faixa de fronteira, com articulação e mobilização dos atores e instituições e a proposta de medidas e ações efetivas prioritárias ao desenvolvimento e integração da faixa de fronteira estadual, coordenado pela Sedecti.

Na ocasião, a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Instituto Socioambiental (ISA) e Secretaria de Educação e Desporto Escolar (Seduc) se colocaram à disposição para traduzir em língua indígena a primeira Nota Técnica, Ciência, Tecnologia & Inovação na Fronteira.

Texto: Ingrid Sanzi

Fotos: Divulgação/ Ceas