Sedecti recebe a quarta reunião do Fórum Amazonense de Petróleo e Gás Natural

A quarta reunião aconteceu no auditório da Sedecti, no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus  

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) recebeu, nesta segunda-feira (28/08), a quarta reunião do Fórum Amazonense de Petróleo e Gás Natural (FAMP&G). O objetivo da reunião foi acompanhar o andamento e deliberar as ações dos grupos de trabalho.  

O fórum é composto por seis grupos de trabalho: recursos humanos, tecnologia e inovação, meio ambiente, cadeia de suprimentos, arcabouço legal e regulação, e logística e infraestrutura.  

“O fórum tem a finalidade de tornar mais densa a cadeia de petróleo e gás e incluir o desenvolvimento da indústria desta cadeia. O fórum decidiu criar esses grupos de trabalho, composto por vários segmentos da sociedade, e o trabalho tem se mostrado muito efetivo e tem dado resultado”, destaca o secretário-executivo da Sedecti, Marco Antônio Villela.  

Na reunião, foram apresentadas as ações desenvolvidas por cada grupo de trabalho, ajustes e as próximas medidas a serem tomadas, bem como a troca de conhecimento entre os participantes da reunião. Uma das ações mencionada e mobilizada pelo grupo de trabalho recursos humanos, foi a apresentação da proposta para criação de cursos para atender demandas do setor.  

Na oportunidade, também foi apresentado a programação prévia da Conferência de Negócios Petróleo e Gás no Amazonas, que acontecerá nos dias 5 e 6 de dezembro, em Manaus.  

Segundo Antônio Batista, mediador do fórum e consultor do Sebrae, o fórum é um ambiente que reúne diferentes atores da cadeia de petróleo e gás como as instituições do governo, as empresas de tecnologia e inovação, as universidades etc. E tem finalidade de identificar os desafios das indústrias deste segmento. “O Fórum discute temáticas sobre o que é necessário para destravar gargalos, resolver alguns desafios e, ao mesmo tempo, potencializar um conjunto de oportunidades que existem aqui no estado”, destacou.  

A reunião foi presidida pelo secretário-executivo, Marco Villela, e com a participação do presidente do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), Geraldo Feitoza; da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Osiris Silva; o diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), João Rufino Júnior; e da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), o economista Fernando Folhadela. 

Também participaram membros da equipe técnica da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), representante da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), do Sebrae, do Serviço Nacional da Indústria (Senai), da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), do Instituto Centro de Tecnologia de Software (ICTS), da Eneva, da Petrobras, e demais representantes de entidades deste segmento. 

FOTOS: Josiane Santos /Sedecti 

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti): Josiane Santos (19 99205-0550) e Rebeca Mota (92 98433-6251)