Sedecti sedia 1ª Reunião Extraordinária 2022 do Fórum Amazonense de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas

Atividade tem como objetivo alinhar informações a respeito do andamento dos processos relacionados às indicações geográficas no Amazonas

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), recebeu, nesta quinta-feira (1º/12), representantes de entidades públicas e privadas para a 1ª Reunião Extraordinária 2022 do Fórum Amazonense de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas. A atividade corresponde ao fechamento anual das ações do Fórum.

A reunião é presidida, no Amazonas, pela Superintendência Federal de Agricultura (MAPA), secretariada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e conta com a participação de várias instituições, entre as quais, a Sedecti.

 

Em nome do titular da Sedecti, Angelus Figueira, nós damos as boas-vindas aos participantes desta atividade, que tem como objetivo alinhar as informações a respeito do andamento dos processos relacionados às indicações geográficas no Amazonas, estruturar as ações para o próximo ano e apresentar o resultado das ações já realizadas”, informou o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/Sedecti), Luiz Herval e equipe técnica.

Na ocasião, foi feito um breve relato da situação de todas as Indicações Geográficas (IGs) e Marcas Coletivas do Estado, apontando experiências e dificuldades para execução do objetivo do fórum.

Participaram da reunião, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), Fundação Amazônia Sustentável (FAS), IG Guaraná de Maués, Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

 

Evento Internacional

Destacou-se, também, a participação dos representantes do Amazonas no “5º Evento Internacional – Indicações Geográficas e Marcas Coletivas”, que ocorrerá em Curitiba, de 8 a 10 de dezembro. Evento que pretende atrair a atenção do público com uma ampla programação, com painéis técnicos, oficinas, feiras, palestras e rodadas de negócios. Além de promover e divulgar as IGs e Marcas Coletivas brasileiras.

 Nós vamos participar com ministração de palestra, compartilhando a nossa experiência exitosa no Amazonas, que já repercute Brasil afora. A troca de experiências com os outros estados também só tende a enriquecer cada profissional envolvido”, acredita o superintendente do MAPA/Amazonas, Guilherme Pessoa.

De acordo com ele, o Brasil ainda é dos países que menos possuem marcas protegidas “e todo o esforço no sentido de virar essa chave será bem-vindo”, conclui.

 

Moção

Durante a 1ª Reunião Extraordinária 2022 do Fórum Amazonense de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas foi aprovada uma moção de agradecimento aos deputados estaduais Serafim Corrêa e Fausto Jr, pela destinação de recursos das emendas estaduais para o desenvolvimento de Indicações Geográficas no Amazonas.

Foto: Kevin Sousa/Sedecti

Assessoria de Comunicação